Junho é um mês muito especial à área ambiental, são várias datas comemorativas relacionadas ao tema: Dia 03 é comemorado o Dia nacional da Educação Ambiental; 05 é o Dia mundial do meio ambiente; 08 o Dia internacional dos Oceanos; e o dia 16 é considerado o Dia internacional das tartarugas-marinhas.
Além disso tudo, está fazendo 1 ano que escrevo por aqui! (aaaeee \o/)
Caso queira ler as colunas anteriores, basta clicar > aqui.
O mês é realmente muito simbólico e, como já mencionei outras vezes, são datas que tem o intuito de nos fazer refletir sobre as belezas naturais, os encantos e as exuberâncias do planeta, mas também acerca de nossos impactos sobre os ecossistemas como um todo.
Neste sentido, junho de 2023 foi um mês chave para reavaliarmos nossas ações. Este foi o junho mais quente da história no hemisfério norte, mesmo antes do início oficial do verão. Em maio a Organização Metereologica Mundial divulgou um relatório que aponta 98% de chance das temperaturas do planeta atingirem recordes nos próximos 5 anos, com 66% de possibilidade de já passarmos de 1,5 °C acima da média global, valor esse estipulado como meta a ser buscada. Lembrando que, mesmo este valor já é considerado por diversos cientistas como suficiente para o desequilíbrio ambiental intensos em diversos ecossistemas.
Por sem um texto bastante simbólico, não vou escrever algo muito aprofundado ou específico neste mês. Entretanto, deixo a reflexão para com nossas ações. De que maneira estamos tratando nossa única casa?
Importante sempre lembrarmos que o Planeta Terra possui mais de 4 bilhões de anos e nós, como humanidade, chegamos há uma fração ínfima da história. Quando falamos que nossos impactos estão ‘destruindo o planeta’, estamos mentindo. A Terra continurá por bilhões de anos por aqui. Contúdo, o que estamos fazendo vai acabar com as condições de vida à espécie humana (e neste ritmo, será em breve).
Por aqui, vou fazendo minha parte e desejando que vocês, e principalmente aqueles que realmente são responsáveis pelos grandes impactos, revejam suas ações aos ambientes naturais e, desta maneira, tentarmos garantir que as gerações futuras possam usufruir de um planeta como o nosso ou ainda melhor.
Até o próximo mês,
Um Abraço
Landis ;)
Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 30°
Tempo nublado