Terça, 16 de Julho de 2024 07:06
(71) 99663.6360
Geral Fred Tognin

ABORRECÊNCIA... ops... adolescência!

Compartilhe nosso artigo em sua rede social ou envie via WhatsApp

19/10/2023 11h24 Atualizada há 9 meses
Por: Keila Abreu Fonte: Fred Tognin
Ilustrativa
Ilustrativa

Boa tarde, MoPovo!! Como vocês estão? Saudade!

Lá vem mais um texto do Papaizão e, neste mês, falaremos sobre ABORRECÊNCIA... ops... adolescência! rs  

Quem aí já passou ou está passando por esta fase sabe que não é moleza. É cada desafio que a gente enfrenta, que faz os poucos cabelos restantes caírem ou até mesmo ficarem brancos de tanta preocupação. Contudo, não precisamos entrar em pânico! Bora falar um pouquinho sobre essas tretas e tretinhas com os nossos e nossas adolescentes?
Primeira coisa que precisamos entender é que a adolescência é tipo uma montanha-russa: repleta de altos e baixos o tempo TODO.

Um dia está tudo numa paz e, no outro, parece que o mundo vai desmoronar. É normal! Os hormônios estão a mil, o pessoal está se descobrindo e os questionamentos não param NUNCA! Os desafios começam quando a gente tenta entender o que acontece na cabeça deles. Às vezes, eles ficam quietos, não querem mais abraços e falam cada coisa estranha. Mas calma, isso faz parte do processo. Eles estão buscando sua identidade, sua independência e é aí que os pais precisam encontrar o equilíbrio entre dar liberdade e manter os limites.

A comunicação é o segredo da parada toda. Falemos com eles, escutemos o que têm a dizer e sem julgar. É difícil, eu sei, vivemos isso aqui em casa, mas é importante mostrar que a gente está ali para o que der e vier. Trocar ideia é melhor do que brigar!
Outro ponto importante é entender que os amigos são tudo nessa fase. Eles podem ser influências positivas ou negativas, então, é bom ficar de olho e conhecer as amizades dos seus filhos. E, gente, confiança é a chave. 

A tecnologia também é uma das “tretas” modernas. Celular, redes sociais, videogame... tudo isso é parte da vida deles. É importante estabelecer regras equilibradas e ensinar sobre responsabilidade e segurança online. E quando a rebeldia aparece? Bom, isso é normal também. Eles vão testar os limites, questionar as regras e a gente precisa ser firme, mas com amor. Às vezes, uma conversa tranquila resolve mais do que um sermão.

Então, minha gente, não se desesperem nessa jornada. Tentem ao menos... rs
A adolescência é um período de descobertas, erros e acertos. A gente já passou por isso e nossos filhos também vão superar. O importante é estar presente, ser compreensivo e, acima de tudo, demonstrar amor, porque no fim das contas, o amor é o que une a família, mesmo quando as tretas estão rolando soltas. 
Até o próximo mês!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Fred Rios Tognin
Sobre Fred Rios Tognin
Fred Rios Tognin, é pai, ativista de adoção tardia e inter-racial e especial. É casado e tem uma família pluriparental de cinco pessoas que se amam e se cuidam . Escreve uma vez por mês!
Mata de São João, BA
Atualizado às 05h50
22°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 28°

23° Sensação
0.13 km/h Vento
99% Umidade do ar
100% (5.65mm) Chance de chuva
Amanhã (17/07)

Mín. 18° Máx. 27°

Tempo nublado
Amanhã (18/07)

Mín. 19° Máx. 27°

Chuvas esparsas