A cidade de Itanagra no dia 6 de outubro, irá escolher entre os candidatos à prefeitura, aquele que irá governar pelos próximos quatro anos, além dos nove vereadores que vão representar os 5.914 moradores, que vivem nos mais 533,634 km² de acordo com o IBGE (2022).
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, a cidade possui hoje 7.014 eleitores aptos a votar. Em relação à evolução desse eleitorado, de acordo com o TSE, Itanagra teve um acréscimo de 2.166 eleitores entre os anos de 2016 e 2024.
Após o cadastramento biométrico, o município registrou a marca de 94,07% (6.598) de eleitores que realizaram o procedimento e 5,92% que não fizeram a biometria, totalizando 416 pessoas.
Os dados sobre gênero mostram que, entre os eleitores de 16 a 79 anos, 49% são mulheres e 51% são homens. Apenas 0,1% se declaram transgêneros e, do total, apenas 5 vão votar usando nome social.
Sobre a escolaridade dos eleitores de Itanagra, os dados apontam que:
189 eleitores possuem ensino fundamental completo, o que representa 2,69%.
2.493 eleitores possuem ensino fundamental incompleto, o que corresponde a 35,54%.
1.672 eleitores possuem ensino médio completo, o que representa 23,84%.
1.297 eleitores possuem ensino médio incompleto, o que corresponde a 18,49%.
Quando analisamos os eleitores de Itanagra aptos a votar com nível superior, os números apontam que:
372 possuem curso universitário completo, o que corresponde a 5,3% do total.
186 não terminaram a graduação e somam 2,65% entre os eleitores.
451sabem ler e escrever, representando 6,43%.
1.156são analfabetos, o que corresponde a 2,66%.
Ainda, dos 7.014 eleitores aptos a votar, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, se declaram pardos 908 (12,95%); já os que se declaram pretos somam 464 (6,62%); os autodeclarados brancos somam 131 (1,87%); e amarelos somam 14 (0,2%). Outros 5.493 (78,36%) dos eleitores não informaram dados sobre cor ou raça.
Desde o dia 16 de agosto, o Tribunal Superior Eleitoral, de acordo com a legislação vigente no país, liberou o período que marca o início das campanhas eleitorais, que ocorre logo após as convenções partidárias. No próximo dia 31, começam as propagandas eleitorais gratuitas no rádio e na televisão.
Toda essa movimentação na Bahia alcançará os 11.283.507 eleitores aptos a votar, conforme dados do TSE. Nós, do Mais Região, com base nas informações divulgadas no portal do tribunal, vamos analisar o perfil desse eleitor nas principais cidades onde se concentram os nossos leitores.
Itanagra Desentendimento entre prefeito Marcus Sarmento e vereador Fagninho tem novos detalhes sobre início da discussão
Articulação Política Sarmento diz que possível chegada de Carletto ao Senado pode abrir espaço para crescimento do Avante na Bahia
Economia local “Quero o povo livre”: prefeito de Itanagra defende autonomia financeira e incentivo ao empreendedorismo
Economia Itanagra inaugura Banco Social e lança moeda Mais para movimentar economia local
Vaga no Legislativo Justiça Eleitoral determina afastamento de Keno Felomenal e prevê posse de Luciano Rangel na Câmara de Itanagra
Cenário político Possível chegada de Ronaldo Carletto ao Senado coloca Marcus Sarmento entre as lideranças do Avante em destaque na Bahia