Durante a entrevista no programa É do Povo dessa segunda-feira (30), o prefeito de Pojuca, Duda Leite, apresentou um balanço de sua gestão e falou aos ouvintes sobre a entrega de importantes equipamentos públicos, como o Centro de Ensino Pré-escolar que homenageia a saudosa professora Nilza Rego e a Praça Bartolomeu Santos, totalmente reformulada, incluindo um espaço para os mototaxistas da região.
Duda Leite, que assumiu a prefeitura em 2017, destacou que a cidade conta, desde o início de sua gestão, com atendimento neuropediátrico, o que facilitou significativamente o cuidado das crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Espectro Autista (TEA), beneficiando também as famílias que não precisam se deslocar para outras cidades em busca de tratamento.
“Isso é magnífico; nós conseguimos agora um núcleo de atendimento às crianças. Estamos avançando e ainda há mais a ser feito com nosso grupo especial de trabalho”, comentou o prefeito, referindo-se à atenção dedicada a esses pojucanos, que ajuda no desenvolvimento dos jovens.
Sobre a saúde, Duda Leite afirmou que a cidade ganhou um novo Raio-X e está evoluindo na efetivação de protocolos de saúde que ampliam o atendimento à comunidade, sempre focando na atenção primária, pois, segundo o prefeito, que é médico de formação, essa base sólida reduz a ocorrência de doenças crônicas e problemas bucais que podem ser resolvidos com atenção durante o pré-natal.
“A saúde de Pojuca ganha muito com isso. A atenção primária foi bem cuidada pela gestão e isso diminui o fluxo, principalmente nas outras instituições”, completou o mandatário, que também apontou a Regulação da Saúde do Estado como um grande entrave enfrentado por toda a Bahia.
Em relação à economia, Duda Leite anunciou a ampliação das operações das fábricas no parque industrial da cidade, além da expansão das atividades da Ferbasa, com a instalação de mais uma caldeira, o que, segundo Duda, gerará mais empregos e renda para a cidade.
Ainda sobre geração de renda, Duda mencionou a criação do Programa Alimenta Pojuca (PAP), que garante a permanência do homem do campo em suas propriedades, evitando o abandono das áreas produtivas.
Hortaliças, frutas e legumes, entre outros produtos agrícolas, são comprados pela Prefeitura de Pojuca dos pequenos produtores e inseridos na cesta básica, uma inovação segundo o gestor. Além do fortalecimento da agricultura familiar e a criação de oportunidades de negócios no mercado municipal, que têm incentivado a entrada de novos produtores rurais, filhos desses pojucanos, Duda disse ainda que os repasses do PAP devem aumentar para R$ 1.400, valor que já garante uma renda mínima para o trabalhador rual.
A educação também foi um dos pontos abordados durante a entrevista, e o prefeito expressou satisfação ao mencionar a construção de três grandes escolas durante seu mandato.
“Vou terminar com todas as escolas reformadas e adaptadas ao tempo integral, com salas de música, auditórios novos e, às vezes, apenas refeitórios novos. Todo mundo que vê as escolas construídas diz: ‘Rapaz, isso é coisa de escola particular’”, afirmou o mandatário, rebatendo críticas sobre a requalificação de alguns espaços de educação formal que, segundo ele, eram de maior urgência.
Muito tranquilo com a atual situação de Pojuca e sempre enfatizando a transparência e a lisura dos processos fiscais junto aos órgãos como o TCM-BA e os credores como o Estado da Bahia e o Governo Federal, Duda Leite declarou que o novo prefeito encontrará a casa totalmente organizada, com arrecadação em dia e “nome limpo”, para continuar atraindo novos empreendimentos e investindo cada vez mais no bem-estar social, econômico, cultural, segurança pública e infraestrutura que modificou a realidade da cidade.
Mín. 20° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 32°
Parcialmente nublado