Mães, pais, professores, crianças e jovens portadores do Transtorno do Espectro Autista, neuroatípicos e atípicos, moradores da cidade de Dias d’Ávila, participaram, na tarde dessa terça-feira (01), da entrega do primeiro Centro de Atendimento Educacional Especializado e Multidisciplinar Ana Paula Carneiro Santana de Almeida.
Localizado na Avenida Lauro de Freitas, o centro foi totalmente projetado para receber esses diasdavilenses que, anteriormente, precisavam se deslocar para grandes centros como Salvador em busca de tratamento especializado, que agora será oferecido em uma estrutura moderna e com uma equipe qualificada.
Essa é uma conquista para mães como Dona Ana Lúcia Conceição, que tem uma filha autista de 25 anos e já é avó de uma criança portadora de TEA, que agora será acompanhada pelos profissionais do centro.
“Eu tinha que sair de Dias d’Ávila para Salvador para tratar a minha filha. O que está acontecendo aqui hoje eu esperei por muitos anos, e para mim é um privilégio saber para onde meu neto vai, para uma instituição preparada para recebê-lo”, comemorou Ana Lúcia, que ainda agradeceu por esse que, segundo ela, é um presente para a cidade.
A escolha do nome de Ana Paula Carneiro Santana de Almeida, conhecida na cidade como “Paula do Requeijão”, foi uma justa homenagem ao trabalho realizado pela saudosa diasdavilense, que se tornou referência no tratamento humanizado e social dedicado às pessoas da cidade.
Foi um momento que ficará na memória da família, visivelmente emocionada, quando a placa com o nome do centro foi descerrada na presença da comunidade. “Esse espaço tinha que ter o nome dela, porque foi uma bandeira que ela sempre lutou”, apontou Pedro Morais, filho de Ana Paula, que estava na solenidade juntamente com irmãos e a avó, todos tomados pela saudade, mas também pela alegria de saber que o nome dela será imortalizado na cidade.
Totalmente equipado, climatizado e pensado para receber crianças neuroatípicas e atípicas, o centro irá inaugurar uma educação ainda mais inclusiva na cidade, além de se tornar uma referência através do trabalho de profissionais que já atuam na rede municipal de ensino e que agora poderão contar com uma estrutura que oferece as condições ideais de trabalho e atendimento, garantindo o conforto e a segurança necessárias tanto para os servidores públicos quanto para as crianças com necessidades especiais de Dias d’Ávila, como bem disse em seu discurso emocionado a Secretária de Educação, Jeane Cruz.
“As crianças neuroatípicas e atípicas da rede municipal de Dias d’Ávila vão ter um espaço onde elas serão cuidadas, tratadas e acolhidas. Isso não é para qualquer um; é para quem tem a sensibilidade de fazer o melhor para a população. Essas crianças, muitas vezes, sofriam com olhares preconceituosos, foram deixadas de lado, eram invisíveis, mas deixarão de ser invisíveis para o município de Dias d’Ávila porque agora têm uma equipe que cuida delas. Esse é um momento de muita gratidão por todo o trabalho desenvolvido até aqui”, pontuou a secretária, que já foi professora de vários moradores da cidade.
Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 30°
Tempo nublado