Depois de quatro anos sendo realizado virtualmente, o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) promoveu o Simulado na Comunidade, presencialmente, nesta terça-feira (29), em Dias d'Ávila, no bairro Parque Petrópolis. Esta foi a décima primeira edição deste treinamento coletivo cujo objetivo é testar os procedimentos previstos no Plano de Emergência da Comunidade (PEC), que visam orientar e proteger as comunidades vizinhas ao complexo industrial, em uma eventual situação de emergência que requeira a evasão de pessoas de uma área de risco para pontos seguros, sob a coordenação da Defesa Civil dos dois municípios.
O Simulado da Comunidade deste ano contou com a participação direta de moradores e estudantes de três escolas: Escola Anísio Teixeira (Dias d'Ávila), Pequeno Cidadão e Neuza Menezes Barreto (Camaçari). Além disso, recebeu o apoio de diversos parceiros estratégicos, como o Núcleo de Defesa Comunitária (Nudec), Conselho Comunitário Consultivo do Polo, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e secretarias de Educação, Saúde e Meio Ambiente de ambos os municípios, além de órgãos de trânsito e empresas do Polo de Camaçari.
"Nosso propósito foi atrair o maior número de moradores para participar do simulado. Para isso, realizamos um treinamento intensivo junto às instituições e escolas dos bairros envolvidos, explicando o que fazer em caso de emergência e como se comportar no deslocamento para um ponto seguro", afirma Paulo Ribeiro, especialista em Segurança e consultor do Cofic para o PEC.
Ribeiro destaca ainda a importância da participação dos estudantes, considerados multiplicadores de conhecimento na comunidade. Ele agradeceu o empenho dos diretores e professores que, antes do evento, realizaram simulações internas nas escolas, incluindo o uso de sirenes e o deslocamento dos estudantes das salas para áreas seguras. Cada aluno recebeu um folder informativo com orientações sobre o envolvimento de seus familiares, incluindo um mapa com a rota de fuga e os contatos da Defesa Civil de Dias d'Ávila.
A presença do PAME também foi fundamental, oferecendo um exercício simulado de primeiros socorros. Além disso, integrantes da Defesa Civil e do Nudec acompanharam de perto os moradores durante o simulado, orientando-os em todas as etapas do processo para garantir o aprendizado prático e seguro de todos os participantes.
Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 36°
Parcialmente nubladoMín. 23° Máx. 35°
Chuvas esparsas