Na noite desta terça-feira (26), parte de um casarão comercial desabou na região da Baixa dos Sapateiros, em Salvador, próximo à Ladeira da Saúde. Apesar do incidente, não há registro de vítimas, segundo informações da Defesa Civil de Salvador (Codesal).
O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, afirmou que o prédio era utilizado para fins comerciais. Como medida preventiva, imóveis vizinhos foram evacuados, e as famílias receberam suporte da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). Equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Transalvador também foram mobilizadas para prestar assistência e isolar a área.
Escombros ficaram espalhados pela pista e na calçada em frente ao imóvel, no cruzamento com a Ladeira da Saúde. Eles serão removidos, e as partes instáveis da estrutura serão demolidas para evitar novos desabamentos.
O fornecimento de energia na região foi interrompido devido ao impacto na rede elétrica. A Neoenergia Coelba informou que equipes estão atuando na recomposição do sistema, com dedicação exclusiva até a normalização do serviço.
A Secretaria de Manutenção (Seman) enviou uma retroescavadeira para auxiliar na remoção dos escombros. Já a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) assumirá a demolição das estruturas remanescentes, operação prevista para a manhã desta quarta-feira (27).
A Codesal reforça o alerta às comunidades em áreas de risco devido às chuvas intensas registradas nos últimos dias em Salvador, que já acumulam mais de 150 mm em bairros como Bom Juá, Calabetão e São Caetano. Sirenes foram acionadas em locais críticos, orientando os moradores a buscarem áreas seguras. O órgão mantém atendimento emergencial 24 horas pelo telefone 199.
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsas