Estudantes de Pojuca e Catu participaram do concurso "Projetando o Futuro", promovido pela Ferbasa, que contou com a participação de mais de 180 jovens de escolas públicas estaduais, organizados em 60 equipes.
Durante três meses, os participantes foram desafiados a desenvolver projetos sustentáveis com potencial para gerar um impacto real nas comunidades onde vivem. Na etapa final, 12 equipes, representando os seis municípios participantes, foram premiadas.
A grande vencedora da edição 2024 foi a equipe Eco Futuro, de Campo Formoso, composta pelas estudantes Adrielly da Silva Santos (18 anos), Ana Leila de Souza dos Santos (16 anos) e Liliane Pereira da Silva (16 anos), sob a orientação da professora mentora Joselita dos Santos Batista, do Colégio Estadual Professora Hilda Monteiro Menezes.
O grupo elaborou o projeto "(Re)aproveitamento de resíduos sólidos das casas de farinha", que propõe a redução dos impactos ambientais causados pelo descarte incorreto de resíduos. Além disso, a iniciativa busca viabilizar a transformação de materiais que geralmente são descartados, como cascas e manipoeira, em adubo e biofertilizante.
Como parte da premiação, o projeto da equipe vencedora será executado com o apoio técnico da Ferbasa, com um orçamento de R$ 5 mil. Adicionalmente, em cada cidade participante, duas equipes semifinalistas foram premiadas pelo desempenho nas atividades.
Confira abaixo as equipes vencedoras em cada município baiano participante:
Campo Formoso:
1º Lugar – Eco Futuro (Grande Vencedora)
2º Lugar – Os Renovadores
Pojuca:
1º Lugar – Eco Future
2º Lugar – Eco Girls
Catu:
1º Lugar – Natureza Viva
2º Lugar – Consciência Limpa
Andorinha:
1º Lugar – TECN-FAJ
2º Lugar – Reciclar
Maracás:
1º Lugar – Sustentare
2º Lugar – Planeta Futuro
Planaltino:
1º Lugar – Mandacaru
2º Lugar – Rede Ecológica
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsas