Diante dos deslizamentos de terras ocorridos em Salvador na última semana de novembro, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) afirmou que a gestão tem feito investimentos milionários para conter os problemas causados pela chuva na capital baiana. Em entrevista à imprensa nesta sexta-feira (6), o chefe do Executivo municipal rebateu críticas da oposição e descartou a diminuição de verbas para a Defesa Civil de Salvador (Codesal).
“Todo ano a gente investe do nosso orçamento, pelo menos, uns R$ 100 a 150 milhões na proteção de áreas de risco. Já tenho algumas obras em execução nesse momento, outras para começar, outras sendo concluídas os projetos. [Já] mandei para a bancada lá em Brasília, para justificar a colocação dos recursos em um conjunto de projetos que eu tenho pronto que somam quase R$ 150 milhões. Vamos tentar ainda no Orçamento Geral da União conseguir mais recursos e também vamos colocar recursos próprios”, disse Bruno Reis na entrega de contenção de encosta em Brotas.
“A medida que os projetos vão ficando prontos, a gente vai viabilizando os recursos, a gente vai licitando e vai iniciando as obras, esse trabalho é permanente. [Essa] obra de encosta não começou ontem ou por conta do que aconteceu em Saramandaia. Essa obra começou há um tempo atrás e hoje nós estamos entregando porque esse trabalho de enfrentamento às chuvas ele ocorre nos 365 dias do ano. É é um trabalho permanente [e] a Codesal vive 24h por dia em alerta”, acrescenta.
Em novembro, duas pessoas morreram após deslizamentos de terra soterrados no bairro de Saramandaia. Após o caso, a oposição criticou a gestão de Bruno Reis, sendo apontado o corte de gastos na Codesal, que tem como objetivo promover a segurança da população por meio da redução de desastres.
O prefeito ressalta que o trabalho para conter os problemas decorrentes das chuvas é feito em conjunto com órgãos da prefeitura, além da Codesal.
“Eu ouvi, ‘o prefeito reduziu os recursos da Defesa Civil. Os recursos da Codesal hoje estão em obras na SEINFRA, na SUCOP. Às vezes no orçamento está Codesal porque a Codesal precisava comprar os sistemas de alerta e alarme, precisava comprar os pluviômetros e os sistemas meteorológicos, e para esse ano”, destaca.
“Codesal não executa obras, quem executa obras é a SEINFRA, é a SUCOP. [Os recursos] estão lá para realizar essas importantes obras. Aqui mesmo é uma obra realizada pela SUCOP e o recurso não estava na Codesal, mas é uma ação que vai proteger e trazer tranquilidade para as famílias. Vamos seguir investindo muitos nas encostas, esse trabalho é permanente e ainda existem muitas áreas de risco na cidade que precisam ser trabalhadas”, finaliza.
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 21° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 34°
Parcialmente nublado