O Bahia escreveu um capítulo histórico neste domingo (8), na Arena Fonte Nova. Ao vencer o Atlético-GO por 2 a 0 na última rodada do Campeonato Brasileiro, o Tricolor assegurou seu retorno à Copa Libertadores da América após 35 anos. Os gols de Thaciano e Luciano Rodríguez coroaram a campanha da equipe, que terminou a competição em 8º lugar.
A partida começou equilibrada, mas o Bahia demonstrou superioridade ao longo do jogo. Thaciano abriu o placar aos 40 minutos do primeiro tempo, aproveitando cruzamento preciso de Ademir para cabecear no canto direito do goleiro Ronaldo. Apesar de algumas chances perdidas, o Tricolor manteve o controle, enquanto o Atlético-GO buscava oportunidades esporádicas, mas sem sucesso.
No segundo tempo, o Bahia ampliou com Luciano Rodríguez, que converteu pênalti aos 10 minutos, após ser derrubado dentro da área. A partir daí, o Esquadrão controlou o ritmo da partida e ainda teve chances de marcar o terceiro gol, mas parou nas defesas do goleiro Ronaldo.
Com o triunfo, o Bahia não só garantiu a vaga na Libertadores de 2025 como reacendeu o entusiasmo de sua torcida para a próxima temporada. Por outro lado, o Atlético-GO, já rebaixado, confirmou sua volta à Série B, encerrando um ciclo difícil no Brasileirão deste ano.
Agora, o Tricolor volta suas atenções para a próxima temporada, buscando reforçar o elenco para competir no principal torneio de clubes da América do Sul. A torcida, empolgada, celebra o feito que coloca o clube novamente entre os gigantes do continente.
Confira os gols da partida
FICHA TÉCNICA
Bahia 2x0 Atlético-GO
Campeonato Brasileiro - 38ª rodada
Local: Casa de Apostas Arena Fonte Nova
Data: 03/12/2024
Horário: 16h
Árbitro: Gustavo Bauermann (SC)
Assistentes: Thiaggo Americano Labes e Bruno Muller (SC)
VAR: Rodolpho Toski Marques (FIFA-PR)
Transmissão: Premiere
Cartões amarelos: Gonzalo Freitas (Atlético); Acevedo, Yago Felipe e Everaldo (Bahia).
Gols: Thaciano e Lucho Rodríguez (Bahia).
Bahia: Danilo Fernandes; Gilberto, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre (Acevedo), Jean Lucas (Yago Felipe), Thaciano (Biel) e Everton Ribeiro (Cauly); Ademir (Everaldo) e Lucho Rodríguez. Técnico: Rogério Ceni.
Atlético Goianiense: Ronaldo; Maguinho, Adriano Martins (Pedro Henrique), Alix e Guilherme Romão; Roni, Gonzalo Freitas (Luiz gustabi) e Rhaldney (Lacava); Shaylon (Janderson), Derek (Hurtado) e Alejo Cruz.
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 21° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 34°
Parcialmente nublado