O produtor cultural Gilcimar Marques, conhecido como Caxixi, assume um novo desafio em sua carreira ao ser nomeado, na próxima sexta-feira (28), como secretário municipal de Cultura e Juventude de Itanagra. Com uma trajetória consolidada no fortalecimento da cultura na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Caxixi encara a missão com entusiasmo.
"Estou muito motivado. Quem me conhece sabe que sou movido por desafios. Sempre entregamos as missões concluídas e, em Itanagra, não será diferente", afirmou nesta segunda-feira (24) em entrevista ao programa É do Povo, transmitido pela rádio Sauípe FM e pelo canal do YouTube do portal Mais Região.
O novo gestor destacou o convite do prefeito Marcus Sarmento (Avante) para assumir a pasta e ressaltou a diretriz técnica da atual administração. "O prefeito está muito motivado em fazer uma gestão mais técnica. É um município que evoluiu bastante com a administração dele, e agora ele entra nessa linha técnica, voltado para projetos, para melhorar de fato a vida da população", declarou.
Planos para a Cultura em Itanagra
Entre as primeiras ações, Caxixi revelou que está construindo projetos para a cidade e que a Secretaria de Cultura também absorverá a área de Turismo. "Teremos cultura, turismo e juventude na pasta. Já encaminhamos uma série de projetos ao prefeito. Um dos primeiros passos será a criação da Banda Marcial de Itanagra. Já visitamos um colégio estadual para entender a realidade e nos aproximarmos da comunidade."
Além da banda, está prevista a ampliação das atividades culturais já existentes, como a quadrilha junina. "Vamos reorganizar o Conselho de Cultura e estruturar uma série de iniciativas para fortalecer as manifestações culturais da cidade", completou.
Com experiência na realização de grandes eventos, Caxixi garantiu que os eventos tradicionais de Itanagra serão mantidos e aprimorados. "A grade do São João já está montada. O prefeito está muito preocupado em fazer uma festa bonita e organizada. E, agora em abril, temos a festa do padroeiro São José da Avena. Queremos construir um evento eclético, que atenda a todos os públicos."
Trajetória e experiência
Graduado em Gestão de Eventos e Pedagogia, com pós-graduação em Gestão de Projetos para Administração Pública e Tecnólogo em Gestão de Culturas Populares, Caxixi também é mestrando em Cultura e Sociedade. Sua história na gestão cultural começou em 2005, como estagiário na Secretaria de Cultura e Turismo de Mata de São João, onde coordenou eventos e criou diversos projetos, como a revitalização da Festa do Bonfim. Ele também é responsável pela implantação do Conservatório de Música.
Em 2019, fundou a Fundação Cultural de Mata de São João, que seguiu atuando ativamente mesmo após seu desligamento da prefeitura, em 2020. "Com seis meses fora da gestão, aprovamos nosso primeiro projeto via Lei Rouanet."
Avaliação sobre a Festa do Bonfim
Sobre a tradicional Festa do Bonfim de Mata de São João, realizada entre 14 e 17 de fevereiro, Caxixi destacou a participação ativa da Fundação Cultural. No entanto, pontuou a necessidade de revitalização da festividade. "A festa tem se esvaziado ao longo dos anos. Precisa de uma divulgação mais eficaz e de uma estratégia para atrair novamente o público."
Caxixi também revelou planos de criar uma banda percussiva em Mata de São João. "Já temos cerca de 20 jovens ensaiando na praça. A ideia é expandir para 40 percussionistas”.
Confira a entrevista na íntegra:
Mín. 22° Máx. 35°
Mín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsas