Quinta, 20 de Março de 2025 20:38
(71) 99663.6360
Geral Investigação

'Enfrentaram a polícia e por conta disso 12 tombaram', diz Jerônimo sobre mortos em Fazenda Coutos

Investigação será conduzida para verificar se houve possível 'exagero de policiais', acrescentou governador

06/03/2025 13h25
Por: Redação Fonte: Correio 24h
Arisson Marinho/CORREIO
Arisson Marinho/CORREIO

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou que pediu que se investigue um possível "exagero policial" na operação que deixou 12 mortos em Fazenda Coutos, no Subúrbio de Salvador, na terça de Carnaval (4). Segundo o petista, os suspeitos "enfrentaram a polícia e por conta disso 12 tombaram". 

As declarações foram foram feitas em um programa que o governador mantém on-line, o Fala Jero, na noite da quarta-feira (5). 

Jerônimo diz que a região de Fazenda Coutos estava sofrendo após dois dias que membros de uma facção invadiram localidade dominada por rivais. "Aconteceu em Fazenda Coutos a morte de 12 pessoas. Essa comunidade tinha sido violentada, e por muito tempo durante os dois dias a comunidade estava se queixando com a polícia, mandando pedidos de presença. Realmente a inteligência detectou através de câmeras a disputa de facções e uma delas se colocando como vencedora, ganhou espaço, queria mandar, proibindo as pessoas de circularem", afirmou. Ontem, o secretário Marcelo Werner, da Segurança Pública, disse que moradores chegaram a ser expulsos de casa e outros foram mantidos refém. 

O governador afirma, como indica a polícia, que todos os mortos eram suspeitos que reagiram a abordagem. Uma investigação será feita, contudo, para verificar se houve exageros. "De imediato a Polícia Militar estudou a área, mas eles enfrentaram a polícia e por conta disso 12 tombaram. Pedimos já para que todo estudo seja feito para averiguar se houve algum exagero da polícia. Hoje à tarde o secretario de Justiça e Direitos Humanos se reuniu com MP, Defensoria, para poder zelar... E o estudo está acontecendo para a gente poder averiguar se houve algum exagero". 

Onze dos 12 mortos já foram identificados. O último ainda está sem identificação formal. Todos eles têm idades variando de 17 a 27 anos. Cinco corpos já foram liberados pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e já podem ser buscados por familiares para o sepultamento. O DPT ainda trabalha na identificação do 12º morto.

Veja os nomes:

  1. Davi Costa dos Anjos - 17 anos
  2. Douglas Campos da Silva Batista - 27 anos
  3. Félix de Oliveira Rodrigues - 19 anos
  4. Francisco Ariel Freire Santos - 27 anos
  5. Jackson Vitor Araújo dos Santos - 20 anos
  6. João Cledison Santos Souza - 18 anos
  7. Leidson Maxwel da Costa Silva - 27 anos
  8. Paulo Ricardo Santos Pereira - 17 anos
  9. Samuel da Luz Nascimento de Sousa - 24 anos
  10. Uendel Vitor Rodrigues dos Reis - 20 anos
  11. Wendel Henrique Nunes dos Santos - 20 anos
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Mata de São João, BA
Atualizado às 19h06
26°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 34°

28° Sensação
1.88 km/h Vento
76% Umidade do ar
40% (0.32mm) Chance de chuva
Amanhã (21/03)

Mín. 21° Máx. 34°

Parcialmente nublado
Amanhã (22/03)

Mín. 22° Máx. 31°

Chuva