O terremoto de magnitude 7,7 que atingiu Mianmar na sexta-feira (28) liberou o equivalente energético de mais de 300 explosões de bombas atômicas, explicou a geóloga Jess Phoenix à CNN, alertando que tremores secundários continuarão provavelmente a abalar a região.
“A força que um terremoto como esse libera é de cerca de 334 bombas atômicas”, disse Phoenix à CNN.
Ela também alertou que os tremores secundários podem durar alguns meses, pois a placa tectônica indiana continua a colidir com a placa eurasiana abaixo de Mianmar. A geóloga acrescentou que a devastação em Mianmar só será piorada pela guerra civil do país.
“O que normalmente seria uma situação difícil se torna quase impossível”, pontuou ela.
Devastado pelo conflito
Mianmar está se recuperando de quatro anos de guerra civil desencadeada por um golpe militar economicamente destrutivo, que viu forças da junta combaterem grupos rebeldes em todo o país.
O conflito, juntamente com os apagões de comunicação, tem sido um obstáculo para o mundo exterior entender o verdadeiro impacto que o terremoto desencadeou até agora.
Pelo menos mil pessoas morreram em Mianmar, segundo autoridades locais. O Serviço Geológico dos Estados Unidos estima que o número de mortos pode ultrapassar 10 mil, conforme projeções de modelagem iniciais.
Violência Mulheres baleadas em Salvador e RMS chegam a 40 em 2026; mais da metade morreu
Eleições 2026 Restrições do período eleitoral passam a valer a partir deste sábado (4); veja o que muda
Feminicídio PM morta em Salvador atuava no mesmo setor de inteligência do marido suspeito do crime
Feminicídio Cabo da PM é morta a tiros em Salvador; marido policial é principal suspeito
Monitoramento Cruzamento de dados automatiza fiscalização da Tarifa Social de Energia e altera regras para beneficiários
Renegociação MEIs com dívidas de até R$ 20 mil podem aderir ao Desenrola