A prefeita de Lauro de Freitas, Débora Régis (União), anunciou na tarde desta terça-feira (8), por meio das redes sociais, a desativação do Pronto Atendimento (PA) Santo Amaro de Ipitanga. Segundo a gestora, o local está abandonado há pelo menos três anos e será reformado para retomar o atendimento à população.
“É lamentável o que eu encontrei aqui”, declarou a prefeita, ao visitar as instalações do PA. “Um espaço que já poderia ter sido aproveitado há três anos, mas que está completamente abandonado. Enquanto isso, o município paga mensalmente R$ 60 mil para manter o atendimento em outro local, o que representa um gasto total de mais de R$ 2 milhões nesse período”, criticou Débora.
Durante o vídeo publicado, a prefeita ainda mostrou medicamentos vencidos, documentos espalhados e estrutura física deteriorada. “Encontramos medicamentos vencidos desde 2022, materiais e documentos jogados, um verdadeiro abandono”, lamentou.
A secretária municipal de Saúde, Elba Brito, que acompanhava a visita, também se manifestou. “É muito triste ver um espaço com tanto potencial estar assim, completamente depredado. Equipamentos quebrados, forro danificado, tudo mofado, aparelhos de ar-condicionado e fios furtados. Vamos precisar fazer uma grande intervenção para devolver a unidade à população com atendimento digno”, disse.
A gestão municipal não informou prazos para o início ou conclusão da reforma, mas garantiu que a reestruturação do PA faz parte de um plano para garantir atendimento de urgência e emergência com qualidade em Lauro de Freitas.
Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 36°
Parcialmente nubladoMín. 23° Máx. 35°
Chuvas esparsas