Sábado, 19 de Abril de 2025 21:49
(71) 99663.6360
Esporte Edição Especial

Presidente da Conmebol sugere Copa do Mundo de 2030 com 64 seleções

O dirigente afirmou que a ideia seria realizar esta versão ampliada para comemorar o aniversário de 100 anos da competição

10/04/2025 21h49
Por: Redação Fonte: Estadão
Crédito: Divulgação/Conmebol
Crédito: Divulgação/Conmebol

O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, sugeriu dobrar o número de participantes na Copa do Mundo de 2030 para 64 seleções. O dirigente afirmou que a ideia seria realizar esta versão ampliada da Copa de forma excepcional, em razão do aniversário de 100 anos da competição.

"Estamos convencidos de que a comemoração do centenário será única, porque só se faz 100 anos uma vez. E é por isso que estamos propondo, SOMENTE UMA VEZ, realizar este aniversário com 64 equipes, em três continentes simultaneamente. Para que todos os países tenham a oportunidade de viver uma experiência global, e para que ninguém neste planeta fique de fora desta festa que, embora seja jogada em todos os lugares, É A NOSSA FESTA", afirmou Alejandro Domínguez, pelas redes sociais.

A Copa do Mundo vinha contando com a participação de 32 times desde a edição de 1998 - em 1994, eram apenas 24 seleções. Mas o próximo Mundial, em 2026, vai marcar uma ampliação no número de equipes, com 48. O evento será disputado em três países: Estados Unidos, México e Canadá.

A ideia de Domínguez precisaria ser aprovada pela Fifa e seus órgãos internos para ser colocada em prática. Independente disso, a edição 2030 da Copa já será disputada de forma excepcional por ser sediada em seis países diferentes, em três continentes.

Os três primeiros jogos serão disputados na Argentina, Paraguai e Uruguai, em referência ao centenário do torneio, inaugurado em 1930, em solo uruguaio. Da América do Sul, a Copa vai rumar para Espanha, Portugal e Marrocos, sedes das demais partidas do Mundial.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mata de São João, BA
Atualizado às 20h05
26°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 33°

28° Sensação
1.45 km/h Vento
78% Umidade do ar
4% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/04)

Mín. 21° Máx. 36°

Parcialmente nublado
Amanhã (21/04)

Mín. 23° Máx. 35°

Chuvas esparsas