Diante das fortes chuvas que alteraram a qualidade da água na captação de água bruta da Embasa no rio Joanes, o abastecimento está ocorrendo com menor volume, nesta terça-feira (6), em parte dos municípios de Salvador e da região metropolitana. A redução temporária da oferta é necessária para garantir que a água distribuída permaneça dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pela Portaria de Potabilidade do Ministério da Saúde.
“Devido às condições do manancial, foi necessário diminuir o volume da água distribuída, por isso é ainda mais fundamental que os moradores das áreas afetadas usem com economia a água armazenada nos reservatórios domiciliares”, informa Joana Rolemberg, diretora de Operação da Embasa na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
A diretora explica que chuvas intensas podem ocasionar mudanças temporárias na qualidade da água captada pela empresa, já que os grandes volumes pluviométricos arrastam terra, sedimentos, minerais e matéria orgânica, como folhas e galhos, de toda a bacia até o rio, modificando a composição da água.
“Nossos técnicos estão trabalhando 24 horas por dia no monitoramento das condições da água bruta do manancial e no ajuste do processo de tratamento para que seja possível retomar a produção de água nos níveis normais no menor prazo possível”, ressalta.
Áreas afetadas: Salvador, Simões Filho, Lauro de Freitas, Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde e as ilhas de Salvador (ilha de Maré, dos Frades e de Bom Jesus dos Passos).
Fiscalização Procon fiscaliza transporte intermunicipal e metropolitano para garantir gratuidade no Enem
Economia Cartões de vale-refeição e alimentação podem ser aceitos em mais maquininhas a partir deste sábado (7)
Educação Enem 2026: saiba o que levar no dia da prova
Mobilidade Agerba estabelece gratuidade no transporte para candidatos do Enem neste domingo (8) e no dia 15
Proteção às mulheres Homem é preso por descumprir medidas protetivas e agredir ex-companheira em Candeias
Segurança PM conduz homem por empinar moto e apreende veículo sem placa em Alagoinhas