Uma das principais cobranças dos moradores de Pojuca é a conclusão das obras da Praça ACM, localizada no centro da cidade. A obra, inicialmente prevista para ser finalizada em setembro de 2024, está passando por revisão de prazo devido ao descumprimento do cronograma e outras exigências, conforme informou o prefeito Luizinho Trinchão durante entrevista ao programa É do Povo, nesta segunda-feira (19).
“Nós tivemos que substituir a empresa, e há toda uma burocracia envolvida”, pontuou Luizinho, referindo-se ao chamamento da segunda colocada no processo licitatório, com base na Lei nº 14.133/2021, que estabelece normas gerais de licitação e contratação para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
De acordo com o prefeito, a nova empresa terá que concordar com os termos da licitação. No entanto, para que esse processo transcorra legalmente, é necessário aguardar o prazo para que a vencedora da concorrência pública apresente sua defesa.
“Quando se decide retirar uma empresa e fazer o distrato, é preciso conceder a ela um prazo para se defender, além do prazo de publicação. E tudo isso leva tempo”, explicou Luizinho.
Ainda segundo o prefeito, as chuvas que vêm atingindo a cidade desde o dia 10 de janeiro evidenciaram problemas na drenagem das águas pluviais, o que exigiu uma revisão do projeto. Apesar disso, a expectativa é de que a praça seja entregue à população no aniversário da cidade, em 29 de julho.
“A praça está, hoje, com 70% das obras concluídas. A parte mais difícil, que é a drenagem e a estrutura, já foi feita. O que vamos fazer agora é o assentamento dos equipamentos, e acredito que, até o São João, boa parte já estará pronta”, pontuou o prefeito Luizinho Trinchão, reforçando que, além da Praça ACM, todo o entorno será requalificado, incluindo a drenagem das áreas de bares, colocação de piso intertravado e a revitalização completa do local.
“Tanto eu quanto os vereadores estamos acompanhando as obras e cobrando das empresas”, reforçou o prefeito de Pojuca, lembrando que algumas obras na cidade enfrentam certa lentidão em função das chuvas.
Confira os roteiros Pojuca oferece transporte gratuito para estudantes nos dias de prova do Enem 2026
Segurança Pública Homem é conduzido à delegacia após apreensão de maconha em Pojuca
No Cruzeiro Carro roubado durante falsa negociação de compra e venda é recuperado pela PM em Pojuca
No Los Angeles PM apreende revólver e conduz suspeito por porte ilegal de arma de fogo em Pojuca
Casa Nova Pojuca realiza inscrições para 50 moradias do Minha Casa, Minha Vida nesta quarta (4) e quinta (5)
Cultura Fanfarra de Pojuca conquista sexto título baiano e completa 28 anos de trajetória