O sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas vai funcionar de forma ininterrupta durante os festejos do São João 2024. Serão seis dias de festa no Parque de Exposições, começando na quarta-feira (18).
Segundo CCR Metrô Bahia, concessionária que administra o serviço, o transporte funcionará a partir das 5h de quarta-feira (18) até 23h59 de terça-feira (24), ininterruptamente (24h), com reforço no atendimento.
Durante a madrugada (0h às 5h), o embarque será permitido apenas nas estações Acesso Norte e Mussurunga. As demais estações funcionarão exclusivamente para desembarque, exceto a Estação CAB.
Já os terminais de ônibus Acesso Norte e Pirajá (Linha 1), além do terminal de Mussurunga (Linha 2), funcionarão de forma ininterrupta durante toda a madrugada. Já o Terminal de Águas Claras terá operação conforme a demanda, com ônibus partindo do Terminal de Pirajá e parada prevista no local.
A operação contará ainda com o reforço de Agentes de Atendimento e Segurança (AAS) e aumento no número de viagens conforme a demanda. A segurança será garantida com apoio da Polícia Militar e por meio do monitoramento eletrônico do Sistema Metroviário, que possui mais de 2 mil câmeras espalhadas por estações, trens, passarelas e terminais.
O sistema é integrado ao Centro de Controle Operacional (CCO) e às Salas de Supervisão Operacional (SSO) de cada estação. Além disso, 220 câmeras corporais com áudio, acopladas ao uniforme dos agentes, também estarão em operação.
Compra de passagens
Para quem busca mais agilidade na hora de embarcar, é possível pagar a passagem diretamente na catraca. Basta aproximar cartões de crédito, débito, celular com tecnologia NFC, smartwatches, pulseiras de pagamento ou QR Codes gerados no aplicativo Recarga Pay na parte inferior da catraca.
O sinal verde indicará que o pagamento foi aprovado e o acesso estará liberado. A tarifa do metrô é de R$ 4,10.
A Internacional Travessias Salvador (ITS), concessionária que administra o serviço, informou que realizará operação especial, entre os dias 17 e 25 de junho, para atender à demanda ampliada de veículos e passageiros durante os feriados.
As viagens ocorrerão de hora em hora, nos dois terminais, São Joaquim e Bom Despacho, em saídas extras de acordo com a demanda e com a disponibilidade da frota.
A empresa informou ainda que no Terminal de São Joaquim, em Salvador, o sistema vai operar de forma ininterrupta (ou “24 horas”) nas seguintes datas:
No Terminal de Bom Despacho, em Itaparica, o serviço será “24 horas” nas datas:
Para o serviço de Hora Marcada, 640 vagas extras foram disponibilizadas e estão à venda pelo portal. O usuário também pode agendar a travessia de veículos de passeio pelo SAC Digital.
O setor de cartões FerryCard funcionará, excepcionalmente, até quarta-feira, dia 18, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. O atendimento será retomado no dia 25, às 8h, no Terminal São Joaquim. Para a troca do cartão, é necessária a presença do titular, portando documento oficial com foto.
A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) informou que cerca de 337 mil pessoas devem passar pelo Terminal Rodoviário de Salvador entre os dias 18 e 24 de junho.
O dia de maior movimento, segundo a Agerba, está previsto para o sábado (21) com 45 mil embarques e um total de 87.750 pessoas circulando pelo terminal, entre embarques e desembarques.
Serão disponibilizados aproximadamente 1.500 horários extras.
Mín. 20° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 25°
Chuvas esparsas