Segunda, 14 de Julho de 2025 22:00
(71) 99663.6360
Pojuca Ação Especial

Formação da SEPOM fortalece atendimento para mulheres em situação de violência

Ação conjunta com a 32ª CIPM reforça a importância da escuta qualificada

17/06/2025 08h54
Por: Anderson Almeida Fonte: Ascom / PMP
Foto: Divulgação / Ascom PMP
Foto: Divulgação / Ascom PMP

Na última semana, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SEPOM), em parceria com a 32ª Companhia Independente da Polícia Militar (32ª CIPM), promoveu uma formação voltada à capacitação de policiais militares no atendimento a mulheres em situação de violência. O objetivo foi estimular a reflexão e o aprimoramento das práticas policiais, com foco em uma abordagem mais humana, sensível e comprometida com a reconstrução da dignidade da vítima.

 Durante o encontro, foi apresentada a atuação da SEPOM desde sua criação, reforçando seu papel fundamental na comunidade pojucana. Em seguida, foram discutidos temas centrais como o papel da Polícia Militar no acolhimento à mulher em situação de vulnerabilidade, os impactos psicológicos da violência, os tipos de violência e o ciclo da violência, e o entendimento da psicologia — especialmente da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) — sobre o trauma vivido por essas mulheres.

 A psicóloga responsável pela condução da formação, Natália Giusto destacou que o enfrentamento à violência de gênero não deve ser uma responsabilidade isolada. “Quando a Polícia Militar acolhe com escuta ativa, respeito e empatia, ela se torna uma ponte entre o sofrimento e a possibilidade de reconstrução. O olhar humanizado salva não só fisicamente, mas emocionalmente. Cada gesto de escuta, cuidado e proteção pode ser o início de uma nova história para essa mulher”, afirmou.

Outro ponto importante abordado foi a construção de uma rede local de proteção, que envolva diferentes setores da sociedade. A escuta qualificada foi apresentada como ferramenta essencial para que a vítima se sinta acolhida e não revitimizada, contribuindo para a sua reestruturação emocional. A proposta é que, por meio de práticas humanizadas, os agentes de segurança possam agir não apenas na contenção da violência, mas também na reconstrução do sentimento de dignidade, autoestima e segurança dessas mulheres.

 A formação integra uma importante articulação entre SEPOM e a Polícia Militar, reafirmando o compromisso conjunto com o combate à violência contra a mulher em Pojuca. Para a gestão municipal, capacitações como essa representam passos concretos na construção de uma cidade mais segura, justa e acolhedora para todas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Camaçari, BA
Atualizado às 21h03
22°
Parcialmente nublado

Mín. 20° Máx. 27°

23° Sensação
1.41 km/h Vento
86% Umidade do ar
100% (10.77mm) Chance de chuva
Amanhã (15/07)

Mín. 19° Máx. 26°

Chuvas esparsas
Amanhã (16/07)

Mín. 19° Máx. 25°

Chuvas esparsas