O Bahia completa uma semana de intertemporada, neste sábado, de olho nas partidas do segundo semestre, quando terá pela frente copas do Nordeste, do Brasil e Sul-Americana, além do Brasileirão. O Tricolor terá seu primeiro dia de descanso neste domingo (6), após semana intensa de treinamentos, que contou com dois dias de trabalhos em dois períodos. Além disso, o Esquadrão disputou um jogo-treino e folga neste domingo.
Na última sexta-feira (4), o Tricolor goleou a seleção de Simões Filho, por 6 a 0, no CT Evaristo de Macedo, com gols de Ademir (duas vezes), Everton Ribeiro, Kayky, Luciano Rodríguez e Michel Araujo.
O técnico Rogério Ceni usou uma escalação diferente em cada tempo, além de dar chance para os goleiros Marcos Felipe, Ronaldo e Danilo Fernandes. Vale lembrar que o Bahia se prepara para disputar três jogos seguidos em casa na volta após a pausa em decorrência da Copa do Mundo de Clubes da Fifa.
O Tricolor vai enfrentar o Fortaleza, pelo Nordestão, na próxima quarta-feira (9), em jogo eliminatório por vaga na semifinal. Três dias depois, no sábado (12), o Atlético-MG será o adversário, desta vez pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O América de Cali vem logo depois, na terça-feira (15), pelo jogo de ida dos playoffs da Sul-Americana.
O Bahia continua com dois jogadores entregues ao departamento médico e fazendo fisioterapia e academia. O primeiro é o zagueiro Kanu, que passou por cirurgia no mês de abril, depois de sofrer lesão em três músculos da panturrilha e no tendão de Aquiles.
O defensor pode ficar até seis meses em recuperação, mas o clube não divulgou o prazo exato. Em 2025, Kanu disputou 16 partidas e marcou dois gols.
O segundo é o meio-campista Erick, que também vive processo de recuperação de um procedimento cirúrgico após sofrer lesão no músculo reto femoral da coxa direita, em maio. O volante foi operado no início de junho, e o tempo de recuperação é de até quatro meses.
Em sua primeira temporada de azul, vermelho e branco, o ex-atleta do Athletico-PR disputou 29 jogos, marcou sete gols e deu uma assistência.
O início da semana também foi de renovação contratual. Na última segunda-feira, o Bahia divulgou a aquisição em definitivo do atacante Kayky, de 22 anos, até o fim de 2029.
Kayky vive a sua segunda passagem pelo Bahia, iniciada em fevereiro deste ano. Desde então, o atacante disputou 20 jogos, marcou dois gols e deu quatro assistências.
Em 2023, antes de lesionar o joelho gravemente e deixar o clube, o atacante somou 28 partidas de azul, vermelho e branco, com quatro bolas nas redes e cinco passes.
Vale lembrar que Kayky sofreu lesão de ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo no dia 16 de julho de 2023. O atleta deixou o Tricolor, passou por cirurgia na Inglaterra e ficou afastado por 15 meses antes de voltar ao time baiano, em 2025. Ele já somava sete jogos oficiais após a recuperação do problema físico, todos pelo Sparta Rotterdam, da Holanda.
No total, são 48 aparições nas duas passagens pelo Bahia, além de seis gols marcados e nove assistências. Campeão estadual em 2023 e 2025, Kayky marcou o gol que confirmou a última taça tricolor em Ba-Vi disputado no Barradão.
Após uma semana de preparação e com Kayky em alta após renovação, o Bahia decide vaga na semifinal da Copa do Nordeste contra o Fortaleza, nesta quarta-feira. O jogo eliminatório será disputado na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, às 21h30 (horário de Brasília). Empate levará a partida para os pênaltis.
Mín. 20° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 25°
Chuvas esparsas