O Governo Federal divulgou nesta quinta-feira (10) o calendário de ressarcimento para aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos indevidos em seus benefícios. A partir desta sexta-feira (11), os segurados que contestaram os débitos e não foram respondidos pelas associações envolvidas poderão aderir ao plano de devolução dos valores.
A adesão ao programa poderá ser feita de três formas:
– Pelo telefone 135,
– Presencialmente em agências dos Correios,
– Ou pelo aplicativo Meu INSS.
Segundo o governo, os pagamentos começam no dia 24 de julho, em lotes diários de 100 mil beneficiários, seguindo a ordem de adesão. Os valores serão depositados diretamente na conta bancária onde o segurado recebe o benefício do INSS e serão corrigidos pela inflação.
O prazo para adesão segue até o dia 14 de novembro. Ao todo, 3,8 milhões de aposentados e pensionistas já contestaram os descontos considerados irregulares.
A medida atende a uma série de denúncias envolvendo cobranças sem autorização feitas por associações e entidades em nome de beneficiários do INSS. Com o novo calendário, o governo espera garantir justiça e transparência no processo de ressarcimento.
Feminicídio Cabo da PM é morta a tiros em Salvador; marido policial é principal suspeito
Monitoramento Cruzamento de dados automatiza fiscalização da Tarifa Social de Energia e altera regras para beneficiários
Renegociação MEIs com dívidas de até R$ 20 mil podem aderir ao Desenrola
Segurança Operação Sintonia de Gravata captura 10º advogado investigado por ligação com facções criminosas
Economia Cesta Básica de Salvador fica 0,80% mais barata em junho após cinco meses de alta
Saúde Julho Amarelo alerta para prevenção das hepatites virais; Brasil registra mais de 826 mil casos desde 2000