A Polícia Militar da Bahia deflagrou, na manhã desta quinta-feira (17), a 7ª edição da Operação Força Total em Dias d’Ávila. A ação, que ocorre de forma simultânea em todo o país, visa reforçar o policiamento ostensivo com o emprego de efetivo máximo e uso de tecnologia de monitoramento.
No município, a operação contou com a atuação de mais de 100 policiais militares e o apoio de companhias especializadas, que se distribuíram por diversos bairros. O objetivo principal é ampliar a presença policial nas ruas e coibir práticas criminosas em áreas de maior vulnerabilidade.
Em entrevista exclusiva ao portal Mais Região, o comandante da Região Metropolitana, coronel Taylon, destacou que a ação ocorre em toda a Bahia, com atenção especial a Dias d’Ávila. “No estado todo da Bahia hoje, acontece a Força Total. A gente aplica todo o policiamento disponível nas nossas ruas, em todo o estado. Aqui está acontecendo a Força Total, e paralelo e conjunto a Força Total, nós estamos com a operação chamada Dominus Areae, que é a gente ocupar toda uma área, e no dia de hoje está acontecendo aqui e em Engomadeira. Ela permanecerá até domingo”, explicou.
Segundo o coronel, a operação conta com o apoio de unidades como o Batalhão de Choque, CIPE Polo, Rondesp, Batalhão de Polícia Rodoviária e oito guarnições da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Além disso, a cidade recebeu o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC-M), com sistema de reconhecimento facial para identificação de foragidos. “Essa operação, ela visa dar a segurança expressiva a cidade de Dias d’Ávila”, detalhou.
O comandante também comentou os primeiros resultados da ação, informando que houve confronto armado e prisões nas primeiras horas da operação. “A gente já teve um confronto lá na Concórdia, assim que a gente adentrou houve o confronto, já está sendo registrado na delegacia. Nós já temos uma prisão por porte de drogas. E a gente está andando. Agora ela é contínua. Ela só volta aos moldes normais, o policiamento Dias d’Ávila, na segunda-feira. Mas, mesmo na segunda-feira, vai ter outro tipo de reforço”, concluiu.
A Operação Força Total segue até domingo (20), com policiamento intensificado em áreas estratégicas do município.
Segurança Operação Força Total é iniciada com a presença do comandante-geral da PMBA em Dias d’Ávila
Dias d’Ávila Henry Freitas, Silvanno Salles e Unha Pintada agitam segunda noite do Forró D’Ávila 2026
Dias D'Ávila Polícia Militar mobiliza cerca de 200 policiais e reforça esquema de segurança para o Forró D'ávila 2026
Forró D'Ávila 2026 Adelmario, Alcymar e Devinho comandam noite de abertura do São Pedro de Dias d'Ávila
2º Suplente Fabio Jorge assumirá vaga deixada por Marco Antônio na Câmara de Dias d'Ávila
Luto Vereador Marco Antônio morre aos 32 anos e causa comoção em Dias d’Ávila