A 4ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) foi realizada na última quinta-feira (17), no auditório da Prefeitura de Dias d’Ávila. Com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Social”, o evento promoveu debates, escutas e articulações em prol do enfrentamento ao racismo e da valorização da diversidade étnico-racial no município.
Organizada pela Coordenação de Promoção da Igualdade Racial (COPIR), em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR), a conferência reuniu representantes da sociedade civil, movimentos sociais, lideranças comunitárias e gestores públicos em um espaço democrático de construção coletiva.
Durante o encontro, foram discutidos diversos subtemas fundamentais, como os direitos das mulheres negras, juventude negra, população LGBTQIAPN+ negra, povos tradicionais de matriz africana, indígenas, ciganos e comunidades quilombolas. As discussões resultaram em propostas para políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial, reparação histórica e justiça social.
A conferência também contou com a participação de representante da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI), reforçando o compromisso institucional com o combate ao racismo estrutural e a ampliação dos espaços de participação social.
Para a Prefeitura de Dias d’Ávila, iniciativas como a COMPIR são essenciais para garantir escuta ativa, fomentar o diálogo entre diferentes segmentos da sociedade e promover avanços concretos na construção de uma cidade mais justa, diversa e inclusiva.
Segurança Operação Força Total é iniciada com a presença do comandante-geral da PMBA em Dias d’Ávila
Dias d’Ávila Henry Freitas, Silvanno Salles e Unha Pintada agitam segunda noite do Forró D’Ávila 2026
Dias D'Ávila Polícia Militar mobiliza cerca de 200 policiais e reforça esquema de segurança para o Forró D'ávila 2026
Forró D'Ávila 2026 Adelmario, Alcymar e Devinho comandam noite de abertura do São Pedro de Dias d'Ávila
2º Suplente Fabio Jorge assumirá vaga deixada por Marco Antônio na Câmara de Dias d'Ávila
Luto Vereador Marco Antônio morre aos 32 anos e causa comoção em Dias d’Ávila