A Prefeitura de Lauro de Freitas celebrou, nesta quinta-feira (18), os 20 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) com a entrega de uma nova ambulância à população. O evento, realizado na sede do SAMU, na Estrada do Coco, contou com a presença da prefeita Débora Régis, profissionais da saúde e representantes do poder público.
Durante a cerimônia, a gestora destacou a reestruturação promovida no serviço desde o início do ano. “Encontramos o SAMU em condições precárias, com apenas uma ambulância. Hoje temos cinco viaturas — duas de suporte avançado e três de suporte básico —, equipe fortalecida, base requalificada e estrutura preparada para dar respostas rápidas às emergências”, afirmou Débora Régis.
A secretária interina de Saúde, Elba Brito, ressaltou que a entrega do novo veículo amplia a capacidade de atendimento e valoriza a atuação dos profissionais. “Requalificamos o serviço e reorganizamos a equipe, que hoje está motivada e comprometida com um atendimento de excelência”, pontuou.
Também presente no evento, a superintendente de Atenção Especializada, Luana Oliveira, destacou que o fortalecimento do SAMU reflete diretamente nos indicadores de resposta e acolhimento da rede de urgência. Segundo ela, o serviço é a porta de entrada para muitos casos graves e precisa funcionar com eficiência e estrutura adequada.
O coordenador-geral do SAMU, Renê Requião, classificou a nova fase como um marco para a cidade. “Saímos de um cenário crítico para uma realidade em que conseguimos prestar um atendimento mais digno à população. A chegada de mais uma ambulância simboliza o avanço da saúde pública no município”, afirmou.
Após a solenidade, a prefeita participou da comemoração pelos seis anos da Unidade de Saúde da Família (USF) Tarumã, em Itinga, onde foi recebida com carinho pela comunidade e pelos profissionais da unidade.




Durante operação Prefeitura de Lauro de Freitas apreende cinco cavalos soltos na Avenida Santos Dumont
Lauro de Freitas Pedrão de Lauro reúne cerca de 50 mil pessoas e atinge capacidade máxima na segunda noite de festa
Lauro de Freitas Homem é preso em flagrante por furto de celular durante o Pedrão de Lauro 2026
Lauro de Freitas Homem com mandado de prisão em aberto é capturado por reconhecimento facial no Pedrão de Lauro 2026
Esporte Talisca firma parceria com prefeitura de Lauro de Freitas para projeto esportivo
São Pedro Pedrão de Lauro 2026 divulga programação oficial e promete três dias de grandes atrações