Os Estados Unidos anunciaram a isenção de tarifas de importação para quase 700 produtos, incluindo suco de laranja, combustíveis e minérios, em uma medida que busca reduzir custos para a indústria americana e amenizar impactos da cadeia global de suprimentos. A decisão foi divulgada por autoridades comerciais do país nesta quarta-feira (31).
A nova lista faz parte da política de revisão tarifária conduzida pelo Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR), e abrange uma ampla gama de produtos considerados essenciais ou estratégicos para setores industriais e agrícolas norte-americanos.
Entre os itens beneficiados, destacam-se commodities exportadas por países como o Brasil, que é um dos maiores fornecedores globais de suco de laranja concentrado e minerais metálicos.
A medida é vista por analistas como uma tentativa de controlar a inflação interna e estimular a produção local, ao reduzir custos de matérias-primas e insumos. Além disso, pode contribuir para uma melhoria nas relações comerciais com países exportadores, afetadas por barreiras tarifárias impostas em anos anteriores, especialmente durante a guerra comercial entre EUA e China.
Segundo o comunicado do USTR, as isenções serão aplicadas por um período determinado, com possibilidade de extensão ou revisão. Empresários brasileiros ligados ao agronegócio e ao setor mineral avaliam a decisão como positiva, com potencial para ampliar a competitividade dos produtos nacionais no mercado norte-americano.
Ainda não foi divulgado o impacto financeiro exato da medida, mas estima-se que possa beneficiar bilhões de dólares em comércio internacional, além de ajudar a destravar gargalos logísticos em setores como o de energia, fertilizantes e alimentos.
Fiscalização Procon fiscaliza transporte intermunicipal e metropolitano para garantir gratuidade no Enem
Economia Cartões de vale-refeição e alimentação podem ser aceitos em mais maquininhas a partir deste sábado (7)
Educação Enem 2026: saiba o que levar no dia da prova
Mobilidade Agerba estabelece gratuidade no transporte para candidatos do Enem neste domingo (8) e no dia 15
Proteção às mulheres Homem é preso por descumprir medidas protetivas e agredir ex-companheira em Candeias
Segurança PM conduz homem por empinar moto e apreende veículo sem placa em Alagoinhas