Um ataque a tiros na manhã de quinta-feira (25) deixou dois estudantes mortos e três feridos na Escola de Ensino Médio Professor Luiz Felipe, em Sobral, na região norte do Ceará. A ação, considerada premeditada pelas autoridades, aconteceu por volta das 9h30, quando os alunos estavam no intervalo.
As vítimas fatais foram identificadas como Victor Guilherme Sousa de Aguiar e Luis Claudio Sousa Oliveira Filho, ambos de 17 anos. Eles eram estudantes da unidade e também participavam de times de futsal na cidade. Os três adolescentes feridos foram socorridos para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Dois receberam alta ainda na quinta, enquanto o terceiro segue internado, sem detalhes divulgados sobre seu estado de saúde.
Imagens de câmeras de segurança mostram dois criminosos chegando de moto, descendo do veículo e atirando pela grade que separa o pátio da escola da rua. Eles fugiram logo em seguida. A Secretaria da Segurança Pública do Ceará (SSPDS) informou que todos os esforços estão sendo feitos para capturar os envolvidos. Uma das linhas de investigação é a relação do ataque com disputas de facções criminosas.
O governador Elmano de Freitas lamentou o episódio, classificando-o como “gravíssimo e intolerável”. Ele anunciou a criação de um gabinete extraordinário de segurança em Sobral, reforço no policiamento e o envio de projeto de lei à Assembleia Legislativa para ampliar a presença de policiais nas ruas. “Esse é um fato que me entristece muito, mas não tira minha força de enfrentar e vencer as facções criminosas”, afirmou.
O ministro da Educação, Camilo Santana, também se pronunciou. Ele disse ter colocado a estrutura do MEC à disposição da cidade, por meio do Núcleo de Resposta e Reconstrução de Comunidades Escolares. “A hora é de unir forças e trabalharmos juntos para preservar a escola como espaço de paz e acolhimento”, destacou.
A Secretaria Estadual da Educação suspendeu as aulas até sexta-feira (26). No retorno, estudantes e professores contarão com suporte psicológico. Segundo o Censo Escolar de 2024, a Escola Professor Luiz Felipe possui 1.159 alunos e 54 professores.
As investigações estão a cargo da Delegacia de Polícia Civil de Sobral, com apoio do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJI-Norte). Até o momento, não há informações oficiais sobre a identidade dos suspeitos.
Renegociação MEIs com dívidas de até R$ 20 mil podem aderir ao Desenrola
Segurança Operação Sintonia de Gravata captura 10º advogado investigado por ligação com facções criminosas
Economia Cesta Básica de Salvador fica 0,80% mais barata em junho após cinco meses de alta
Saúde Julho Amarelo alerta para prevenção das hepatites virais; Brasil registra mais de 826 mil casos desde 2000
Educação Prazo para recorrer da negativa de atendimento especializado no Enem 2026 termina nesta sexta (03)
Polícia Federal PF faz operação em quatro estados para apurar irregularidades no uso de emendas PIX