A forte chuva que atingiu Salvador na tarde desta quinta-feira (20), feriado do Dia da Consciência Negra, causou transtornos em diversas regiões da capital baiana. Em apenas 1 hora, o volume chegou a 80 mm, equivalente a 75% de toda a chuva prevista para novembro.
Foram registrados alagamentos em áreas como Iguatemi, Lucaia, Vale do Canela, Federação, Barra e Rio Vermelho. Em meio ao temporal, um deslizamento de terra derrubou uma pequena árvore na Avenida Luís Eduardo Magalhães.
Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), equipes seguem em regime de plantão 24h. Em caso de risco, a recomendação é acionar o órgão via 199. Até a última atualização, a Codesal havia catalogado 21 ocorrências ligadas à chuva.
As principais foram sete ameaça de desabamento, quatro de desabamento de muro, três deslizamento de terra, duas infiltrações, uma ameaça de deslizamento; um destelhamento, um desabamento parcial: uma avaliação de área, uma orientação técnica.
Conforme o G1, os bairros Centro, Brotas e Pau da Lima estão entre os mais afetados. Devido ao mau tempo, a Capitania dos Portos suspendeu as travessias entre Salvador – Mar Grande e Salvador – Morro de São Paulo. Ainda não há previsão de retorno.
O mau tempo também levou ao cancelamento e adiamento de diversos eventos. O cantor Léo Santana adiou o show comemorativo de 20 anos de carreira para domingo (23). A banda Di Bobeira, o Baile Charme Salvador e a apresentação da artista Jany também foram cancelados.
O Inmet [Instituto Nacional de Meteorologia] emitiu alertas laranja e amarelo de perigo para a Bahia, válidos até o fim da tarde desta quinta-feira. Para a capital, o nível é laranja, com previsão de até 100 mm de chuva e risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. A recomendação é que os moradores redobrem a atenção e evitem áreas de risco durante o período de instabilidade.
Cultura Teatro Castro Alves é reinaugurado após reforma de R$ 260 milhões e volta a receber público em Salvador
Ordem de Serviço Salvador inicia obras de policlínica de R$ 43 milhões com previsão de 40 mil atendimentos por mês
Na São Cristóvão Jovem de 19 anos é baleado após trocar tiros com a polícia em Salvador
Câncer de pele Lula cancela participação no desfile do 2 de Julho por recomendação médica durante tratamento de radioterapia
Salvador Justiça concede liminar e determina soltura de investigado por importunação sexual no metrô
Justiça Júri condena dois policiais militares pela morte de Geovane Mascarenhas após quase 12 anos do crime