A Polícia Civil da Bahia prendeu um homem apontado como integrante da facção criminosa Comando Vermelho (CV) e suspeito de envolvimento em um homicídio ocorrido em Dias d’Ávila. A prisão aconteceu no dia 23 de dezembro, no bairro do Pelourinho, em Salvador, após identificação por câmeras de reconhecimento facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
O investigado, Breno Almeida Matos, tinha mandado de prisão preventiva em aberto por homicídio qualificado, expedido pela Vara Criminal, Júri, Execuções Penais e Infância e Juventude da Comarca de Dias d’Ávila. Ele foi localizado por policiais militares do 18º Batalhão da Polícia Militar e apresentado à Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter).
Segundo as investigações, o crime ocorreu na manhã do dia 7 de janeiro, no bairro Imbassaí, em Dias d’Ávila. Dois irmãos retornavam de uma cavalgada quando foram interceptados por cerca de oito homens armados, na Rua Maria Ferreira Simões. As vítimas foram sequestradas e levadas para uma área de matagal, onde foram alvejadas.
Um dos irmãos, José Carlos Santos Silva Júnior, de 32 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Ele trabalhava em Minas Gerais e estava em Dias d’Ávila passando férias. O outro irmão, de prenome Cleiton, conseguiu sobreviver ao fingir estar morto durante a ação criminosa. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao hospital municipal. Não há informações atualizadas sobre seu estado de saúde.
De acordo com a Polícia Civil, os autores do crime acreditavam, de forma equivocada, que as vítimas teriam ligação com uma facção criminosa, informação que não foi confirmada pelas investigações. A polícia ressalta que o caso integra um conjunto de ações repressivas contra o Comando Vermelho, que atua de forma interestadual. Outro integrante da facção, também investigado por homicídio, já havia sido preso no estado de São Paulo durante a Operação Farol da Lei.
A 25ª Delegacia Territorial de Dias d’Ávila segue responsável pela apuração do caso.
Segurança Operação Força Total é iniciada com a presença do comandante-geral da PMBA em Dias d’Ávila
Dias d’Ávila Henry Freitas, Silvanno Salles e Unha Pintada agitam segunda noite do Forró D’Ávila 2026
Dias D'Ávila Polícia Militar mobiliza cerca de 200 policiais e reforça esquema de segurança para o Forró D'ávila 2026
Forró D'Ávila 2026 Adelmario, Alcymar e Devinho comandam noite de abertura do São Pedro de Dias d'Ávila
2º Suplente Fabio Jorge assumirá vaga deixada por Marco Antônio na Câmara de Dias d'Ávila
Luto Vereador Marco Antônio morre aos 32 anos e causa comoção em Dias d’Ávila