A Prefeitura de Lauro de Freitas iniciou os preparativos para a primeira edição da Mica Lauro, micareta que antecede o Carnaval e será realizada entre os dias 16 e 18 de janeiro de 2026. As diretrizes do evento foram definidas durante reunião ampliada conduzida pela prefeita Débora Regis, na segunda-feira (29), com representantes da gestão municipal, das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros.
A Mica Lauro será realizada na Rua Maria Isabel dos Santos, na região conhecida como Avenida Beira-Rio, com percurso aproximado de 1,5 quilômetro, em sentido contrário ao fluxo normal da via. O circuito terá trios elétricos e estrutura de apoio com banheiros químicos, postos de saúde, reforço na segurança e serviços distribuídos ao longo do trajeto.
Segundo a prefeita Débora Regis, a expectativa é repetir resultados de eventos já consolidados no município. “Além de gerar emprego e renda para a população neste início de ano, queremos deixar um legado de organização, valorização cultural e cultura de paz. A Mica Lauro nasce com a missão de integrar o circuito oficial das grandes festas do estado e oferecer um Carnaval fora de época com toda a beleza e hospitalidade do povo de Lauro de Freitas”, afirmou.
O planejamento prioriza segurança pública e mobilidade urbana. Entre as medidas discutidas estão a instalação de pórticos de acesso, videomonitoramento com reconhecimento facial, revista dos foliões e proibição de recipientes de vidro e objetos perfurocortantes no circuito.
Também foram debatidos o cadastramento de ambulantes, alterações no trânsito, limpeza urbana, serviços de saúde e assistência social, além da parceria com o Governo do Estado para reforço da segurança e apoio à programação cultural. A pré-programação prevê atrações musicais de destaque nacional nos três dias de festa.
A reunião ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte, no Centro de Cultura Afro-Brasileira Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, e reuniu diversos órgãos envolvidos na organização do evento.
O comandante da 52ª Companhia Independente de Polícia Militar, major Renato Brito, destacou a atuação integrada. “A segurança pública se constrói de forma coletiva. É fundamental que todos os órgãos estejam alinhados para garantir um evento tranquilo. Já apresentamos sugestões com base na nossa experiência em grandes eventos e vamos atuar de forma ostensiva ao longo do circuito para que todos possam curtir e retornar para casa em segurança”, disse.
O vice-prefeito e secretário da SECULJE, Mateus Reis, ressaltou que todos os participantes passarão por revista. “Todos passarão por revista na entrada do evento. Queremos que a população se sinta segura em um espaço público monitorado, preparado e organizado, onde a cultura de Lauro de Freitas possa ser vivenciada de forma alegre e segura”, declarou.
Durante operação Prefeitura de Lauro de Freitas apreende cinco cavalos soltos na Avenida Santos Dumont
Lauro de Freitas Pedrão de Lauro reúne cerca de 50 mil pessoas e atinge capacidade máxima na segunda noite de festa
Lauro de Freitas Homem é preso em flagrante por furto de celular durante o Pedrão de Lauro 2026
Lauro de Freitas Homem com mandado de prisão em aberto é capturado por reconhecimento facial no Pedrão de Lauro 2026
Esporte Talisca firma parceria com prefeitura de Lauro de Freitas para projeto esportivo
São Pedro Pedrão de Lauro 2026 divulga programação oficial e promete três dias de grandes atrações