"O Agente Secreto" venceu a categoria de melhor filme em língua não-inglesa no Globo de Ouro 2026, na cerimônia deste domingo (11).
Ao receber o prêmio, o diretor Kleber Mendonça Filho mandou um "alô, Brasil", agradeceu o elenco e elogiou Wagner Moura, dizendo que "as melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo".
"Dedico esse filme aos jovens cineastas. Esse é um momento da história muito importante para fazer filmes, aqui nos Estados Unidos e no Brasil. Vamos continuar fazendo filmes", disse o cineasta.
Após a vitória, o diretor respondeu uma pergunta da TV Globo na entrevista coletiva e falou mais uma vez sobre a importância de jovens cineastas continuarem filmando.
"Estamos muito felizes de ver um filme brasileiro gerando tanta discussão boa sobre a história do Brasil. E eu quero muito ver jovens cineastas brasileiros e brasileiras. Pode usar telefone, pode fazer seu próprio projeto. A gente falando da nossa casa todo mundo ouve ao redor do mundo."
Nessa categoria, o filme brasileiro concorria com "Valor Sentimental", "Foi Apenas um Acidente", "A única saída", "Sirat" e "A Voz de Hind Rajab".
Foi a primeira vez em 27 anos que o Brasil ganhou nesta categoria, após a vitória de "Central do Brasil". Apresentadora da categoria, a atriz Minnie Driver fez o anúncio com uma palavra em português. Ela disse "Parabéns", antes de falar o nome do filme em inglês.
Ambientado nos anos 1970, o filme conta a história de um professor universitário, interpretado por Wagner Moura, que volta para o Recife para reencontrar o filho caçula, apesar do risco que corre em plena ditadura militar.
Nova orientação Testemunhas de Jeová flexibilizam regra sobre doação de sangue
Operação Polícia Civil mira organização criminosa ligada ao tráfico de drogas e homicídios e bloqueia até R$ 300 milhões
BUSCAS EM SC Cães e drones térmicos reforçam buscas por helicóptero que levava cantor Rick, em Santa Catarina
Mobilização Rodoviários de Salvador suspendem paralisação prevista para esta terça-feira (22)
Setembro Amarelo Pojuca promove encontro sobre saúde mental e autocuidado feminino
Educação Pé-de-Meia inicia pagamentos nesta segunda (21); veja quem recebe e quanto