Aos 56 anos, depois de mais de três décadas de carreira, Ivana Teixeira Andrade entrou para a história ao se tornar a primeira mulher a alcançar o posto de coronel da Polícia Militar da Bahia, o mais alto da corporação. A promoção foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (4) e rompe uma barreira que resistiu por mais de dois séculos.
Formada em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Ivana construiu sua trajetória dentro da PM longe das ruas e das operações ostensivas, mas em um espaço igualmente estratégico: o da saúde. Integrante do Quadro de Oficiais de Saúde (QOS), ela ingressou na corporação aos 24 anos, recém-formada, sem imaginar que chegaria ao topo da hierarquia militar.
Com uma carreira marcada pela disciplina e pela permanência em um ambiente majoritariamente masculino, Ivana recebeu condecorações como a Medalha Marechal Argolo, a Medalha Três Marias e honrarias por 10, 20 e 30 anos de serviços prestados. Em declaração após a promoção, a nova coronel destacou os desafios enfrentados pelas mulheres para conciliar vida pessoal e carreira dentro da estrutura militar — e a força necessária para permanecer.
“Antes de tudo quero dizer que eu sou fã de todas as minhas colegas policiais militares e que eu as admiro profundamente. Nós temos uma vida muito cheia de atividades, porque nós somos esposas, mães, filhas, e quando a gente volta para casa, a gente tem que lidar com toda essa situação. Ai que está a grande dificuldade da mulher e também a força, porque eu acho que a mulher é resiliente e ela consegue lidar com tudo isso. Eu me sinto honrada de estar aqui neste lugar, ocupando esse espaço, e espero em breve que muitas mulheres estejam aqui.”, comentou a nova coronel.
Susto Carga de madeira cai de caminhão, esmaga carro e deixa motorista ferido em Salvador
Eleições 2026 ACM Neto amplia vantagem sobre Jerônimo em nova pesquisa para o governo da Bahia
Educação Nascidos em maio e junho recebem parcela do Pé-de-Meia, nesta quarta (1º)
Segurança Pública Polícia da Bahia registra redução de 20% das mortes violentas no 1° semestre de 2026
Proposta Senado aprova spray de pimenta para defesa pessoal de mulheres
Saúde Vacinação de adolescentes de 15 a 19 anos contra o HPV é prorrogada