Natural de Catu, no interior da Bahia, e atualmente residente em Lauro de Freitas, a escritora Márcia Mendes acaba de lançar o livro infantil “O vestido de poá lavanda”, sua oitava obra voltada ao público infantil. O título integra a Coleção Agulhinha, primeira coleção infantil da Editora Arpillera, sediada em Camaçari.
A coleção também reúne os títulos “Cinco pedrinhas”, de Ana Paula Mira, e “Pão, chão, coração”, de Jacqueline Meire. As obras têm em comum narrativas poéticas e uma proposta editorial que valoriza o cuidado artesanal na produção dos livros.
Em “O vestido de poá lavanda”, Márcia Mendes conduz o leitor por uma história que reflete sobre o tempo a partir da amizade entre uma agulha e uma linha. Na narrativa, a costureira Dona Trim confecciona um vestido especial para a jovem Luena, enquanto sua filha, Zola, observa curiosa e aprende sobre a vida por meio das conversas e ensinamentos da mãe. O livro, ilustrado por David Holanda, provoca uma reflexão delicada: “Quanto tempo pode durar um vestido?”
Segundo a autora, a história tem forte ligação com sua própria infância. “Sou filha de costureira e sempre brinquei inventando histórias com as ferramentas de mainha. O vestido de poá lavanda existiu, usei na festa de 15 anos de uma amiga”, relembra Márcia, que define a obra como um divisor de águas em sua trajetória literária.
Mestra em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Márcia Mendes também é idealizadora do projeto “Um livro para chamar de MEU”, iniciativa de incentivo à leitura que já distribuiu mais de 4 mil livros com protagonismo de personagens negras.
Além do conteúdo literário, a Coleção Agulhinha se destaca pela materialidade das obras. Todos os exemplares possuem encadernação costurada manualmente e foram produzidos de forma artesanal, com detalhes como recortes na capa, aplicação de tecido, papel vegetal e elementos pop-up. Cada livro também conta com QR Code que dá acesso a vídeo-book, orientações para mediação de leitura e atividades para colorir.
O projeto foi contemplado pelos Editais da Política Nacional Aldir Blanc na Bahia e conta com apoio financeiro do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura da Bahia, via Ministério da Cultura.
Com sede em Camaçari, a Editora Arpillera é uma editora independente dedicada à produção artesanal de livros, com foco em obras que valorizam a cultura brasileira, a diversidade e a experiência sensível da leitura.
Adquira os livros no site da editora Arpillera
https://editoraarpillera.lojavirtuolpro.com/cinco-pedrinhas---ana-paula-mira/p
https://editoraarpillera.lojavirtuolpro.com/pao-chao-coracao---jacqueline-meire/p
https://editoraarpillera.lojavirtuolpro.com/o-vestido-de-poa-lavanda---marcia-mendes/p
Durante operação Prefeitura de Lauro de Freitas apreende cinco cavalos soltos na Avenida Santos Dumont
Lauro de Freitas Pedrão de Lauro reúne cerca de 50 mil pessoas e atinge capacidade máxima na segunda noite de festa
Lauro de Freitas Homem é preso em flagrante por furto de celular durante o Pedrão de Lauro 2026
Lauro de Freitas Homem com mandado de prisão em aberto é capturado por reconhecimento facial no Pedrão de Lauro 2026
Esporte Talisca firma parceria com prefeitura de Lauro de Freitas para projeto esportivo
São Pedro Pedrão de Lauro 2026 divulga programação oficial e promete três dias de grandes atrações