Quarta, 08 de Julho de 2026 16:01
(71) 99663.6360
Dias d'Ávila Dias d'Ávila

Arquiteta Flacy Andrade destaca estreia na CASACOR BAHIA e apresenta ambiente inspirado na força da natureza

Arquiteta diasdavilense falou ao programa É do Povo sobre o conceito “Mãe Terra”, a proposta de projetos autorais e a participação na maior mostra de arquitetura e design das Américas

08/07/2026 15h00 Atualizada há 40 minutos atrás
Por: Anderson Almeida Fonte: Mais Região
Keila Abreu / Mais Região
Keila Abreu / Mais Região

Na manhã desta quarta-feira (08), o programa É do Povo, transmitido pela Rádio Sauípe FM (102,9), recebeu a arquiteta Flacy Andrade, natural de Dias d'Ávila. Durante a entrevista, ela falou sobre sua participação na CASACOR BAHIA, considerada a maior mostra de arquitetura e design das Américas, além de apresentar o conceito do ambiente Mãe Terra e comentar a proposta dos projetos autorais desenvolvidos em seu escritório.

Segundo Flacy, o convite para integrar a edição deste ano da mostra surgiu de forma inesperada e marcou um novo momento em sua trajetória profissional. Ela também destacou que o ambiente foi desenvolvido em parceria com as arquitetas Bia Nery e Michelle Araújo, reunindo três escritórios independentes que compartilham uma mesma linha de pensamento e atuação.

“Estar na CASACOR esse ano é uma coisa que eu não tinha imaginado assim, no ano passado, porque é algo que geralmente os profissionais projetam desde o ano anterior. É uma mostra de grande proporção. E esse ano eu estou com duas amigas, que são arquitetas também, e estão participando comigo nesse ambiente, Bia Neri e Michelle Araújo. São três escritórios independentes de arquitetura, e a gente se uniu porque a gente tem ideias muito parecidas. A gente tem um estilo de trabalho muito parecido e eu acho que para você participar de uma mostra dessa, realmente tem que ser com pessoas que trabalhem da mesma forma de pensamento que o seu”, afirmou Flacy Andrade.

Ao falar sobre o ambiente Mãe Terra, a arquiteta explicou que o projeto foi inspirado na biofilia, conceito que integra elementos da natureza aos espaços de forma ampla, indo além da presença de plantas. A proposta busca estimular a conexão das pessoas com o ambiente natural por meio de texturas, cores e materiais que remetem à natureza, além de valorizar a força feminina e a relação entre o ser humano e o meio em que vive.

“Então, a gente adora trabalhar com biofilia. Biofilia é o estilo de arquitetura que abraça ali a natureza como parte da composição dos espaços. Tem gente que fala biofilia e acha que é só colocar planta no ambiente. Não é. Biofilia é você trabalhar com objetos que remetem à natureza, desde texturas, cores. Que é o que a gente trouxe no nosso ambiente desse ano, que por sinal chama Mãe Terra. Como o nome já diz. É um ambiente que remete ali à força da mulher como mãe, mas também à força da natureza, que a gente está em meio dela. E às vezes esquece de observar”, destacou Flacy Andrade.

Durante a entrevista, a arquiteta também ressaltou sua filosofia de desenvolver projetos autorais, concebidos a partir das características e necessidades de cada cliente. Com escritório em Lauro de Freitas, Flacy atende públicos de diferentes cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e também de outros estados, defendendo que cada ambiente deve refletir a singularidade de quem irá utilizá-lo.

“Então, quando as pessoas entram no espaço, e eu ouvi muito isso. A gente ouviu muito isso nessa inauguração e na pré-estreia, que as pessoas queriam morar no ambiente. E é um banheiro. Então, todo mundo falava assim, nossa, a gente entra aqui e quer ficar nesse espaço, quer morar nesse ambiente”, contou Flacy Andrade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.