Pacientes da rede pública de saúde de Lauro de Freitas que aguardavam pela realização de exames de espirometria começaram a ser atendidos com a ampliação da oferta do procedimento no município. A iniciativa, iniciada na última quinta-feira (9), acontece no Complexo de Saúde de Itinga e contempla pessoas que estavam na fila da regulação à espera do exame.
A ampliação do serviço foi viabilizada por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SESA) e o laboratório GSK, responsável pela execução do Programa Sopro. A espirometria, conhecida como teste do sopro, é um exame que avalia a capacidade pulmonar e auxilia no diagnóstico de doenças respiratórias, como asma, bronquite, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e outras comorbidades.
Segundo a diretora do Complexo de Saúde de Itinga, Paula Lima, a oferta do exame representa um importante avanço para o atendimento especializado no município. “Este exame é de suma importância para o município, pois garante que os munícipes sejam assistidos corretamente. Com ele, o pneumologista poderá conduzir melhor a triagem terapêutica e definir a medicação e a dosagem exatas, seja com comprimidos ou broncodilatadores, qualificando todo o tratamento respiratório local”, salientou.
De acordo com a diretora, a fila de espera contava com 375 pacientes aguardando pelo procedimento. Com a ampliação da oferta, passaram a ser disponibilizadas pouco mais de 400 vagas, permitindo o atendimento diário de cerca de 40 pacientes previamente agendados pela Central de Regulação do município.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que o cronograma de atendimentos poderá ser ampliado conforme a demanda apresentada pelos profissionais da atenção básica e especialistas da rede municipal. A expectativa é que novas etapas da iniciativa sejam implantadas para ampliar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento de pacientes com doenças respiratórias.
Mobilidade Micareta de Portão terá bloqueios e mudanças no trânsito durante o fim de semana
Cultura Micareta de Portão reúne atrações baianas e blocos culturais neste fim de semana, em Lauro de Freitas
Meio Ambiente Lauro de Freitas estuda criação de observatório de baleias na orla
Operação Mobile 360° Homem é preso por receptação durante fiscalização de lojas de celulares em Lauro de Freitas
Lauro de Freitas Festival Tempero Bahia terá oito aulas gratuitas no Parque Shopping
Vilas do Atlântico Mutirão reúne voluntários para limpeza da Praia do Surf neste sábado (19)