A Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) de Pojuca iniciou, nesta quinta-feira (6), a programação do Agosto Lilás com um encontro voltado à participação dos homens no enfrentamento à violência contra a mulher. Realizado no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), o evento teve como tema “Violência contra a mulher: Por que os homens precisam fazer parte dessa conversa?” e reuniu representantes do poder público, da Câmara de Vereadores e das forças de segurança para discutir prevenção, conscientização e enfrentamento ao machismo.
A proposta foi ampliar o debate para além do público feminino e abordar a responsabilidade dos homens na construção de relações baseadas no respeito. Durante o encontro, foi defendido que o enfrentamento à violência contra a mulher envolve toda a sociedade e deve incluir ações de conscientização capazes de identificar e interromper comportamentos que podem contribuir para ciclos de violência.
A secretária de Desenvolvimento Social, Maria Carolina Alves Menezes, destacou a necessidade de articulação entre diferentes setores para fortalecer as ações de conscientização e o respeito às mulheres. Segundo ela, a atuação conjunta dos poderes e das instituições deve ocorrer de forma contínua, com o objetivo de contribuir para a redução dos índices de violência contra a mulher no município.
O prefeito Luizinho Trinchão ressaltou a importância da rede municipal de atendimento e acolhimento, com atuação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O gestor também citou a criação da Secretaria de Políticas para Mulheres (SEPOM) como parte das ações municipais voltadas à proteção e ao atendimento das mulheres e afirmou que Pojuca registra atualmente o menor índice de feminicídio dos últimos 15 anos.
O encontro também contou com a participação de representantes das forças de segurança. Representando a Polícia Civil, o investigador Marcos Guimarães destacou a importância da atuação preventiva e da identificação precoce de situações de conflito. Segundo ele, a instituição está à disposição dos órgãos municipais para contribuir com ações destinadas a prevenir e enfrentar a violência doméstica.
A programação teve como principal atividade a palestra do tenente da Polícia Militar Djair Moura do Rosário, idealizador do projeto Ronda para Homens. A abordagem tratou de temas como empatia, masculinidade positiva e a necessidade de interromper ciclos de violência antes que eles se agravem. O palestrante também destacou a participação masculina no encontro como elemento necessário para ampliar o diálogo sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.
A programação do Agosto Lilás terá continuidade ao longo do mês com ações integradas de conscientização e atendimento. A rede municipal disponibiliza serviços de acolhimento e orientação por meio do CREAS, do CRAS e da SEPOM para mulheres em situação de vulnerabilidade. Casos de violência doméstica também podem ser denunciados de forma anônima pelo Ligue 180 ou comunicados diretamente às forças de segurança.
Formação Pojuca recebe encontro sobre práticas de educação empreendedora
Políticas Inclusivas Pojuca promove programação voltada à inclusão e acessibilidade em setembro
Proteção Pojuca implanta Sala Lilás no Hospital Municipal Dr. Carlito Silva para acolher mulheres vítimas de violência
Saúde Animal Pojuca oferece castração gratuita de cães e gatos; veja como cadastrar o animal
Educação Viária Semana Nacional do Trânsito terá ações educativas em Pojuca
Saúde Mutirão atende 210 pacientes e amplia acesso a consultas na Policlínica de Pojuca