Quarta, 05 de Agosto de 2020
(71) 99663.6360
Geral Lizandra Monteiro

“Educação vem de Berço”

É formada em Turismo com foco em hotelaria, especialista em Gestão de Negócios. Atualmente é consultora especializada em empresas de hospitalidade e reside em Imbassai. Escreve uma vez por mês.

20/05/2019 15h36
Por: Redação Fonte: Lizandra Monteiro
Olá, tudo bem com você? 

Vamos começar a falar do princípio... 
Já escutaram a expressão “Educação vem de Berço”?

Pois é, esta máxima realmente nunca foi tão verdadeiramente expressiva. As boas maneiras, desde o princípio, são atitudes e gestos que são passadas dos pais às crianças, e desde cedo, por isso a expressão “de berço”. 

É de responsabilidade dos pais ensinar suas crianças a dar a devida importância para o modo de como devemos lidar com outras pessoas. Uma criança que cresce vendo gentilezas e atitudes respeitosas irão crescer dando valor a estes gestos até a sua vida adulta.

Sempre digo que exemplos servem para ser seguidos, não são uma opção! Agora conseguem imaginar os bons exemplos?

Desta forma “boas maneiras” têm impacto diretamente na forma com outras pessoas te veem ou te tratam. Já experimentou ser educado com outra pessoa? Perceberá imediatamente a reciprocidade, as pessoas passam a entender que é uma pessoa madura, responsável e passam a respeitar as suas opiniões te ouvindo mais.  Entretanto, quando as trata sem educação, estas mesmas pessoas te entendem como uma pessoa egoísta, que só pensa em si própria e logo pensarão em não acatar a sua opinião. Não é mesmo assim que funciona? 

Em um convívio social, quanto mais educado for, mais pessoas gentis e educadas atrairá para o seu cotidiano. Aposto que também já escutou a máxima: - “Gentileza gera gentileza”, isso por que quando faz o bem para o próximo, o próximo também fará o bem para você.  Não é por acaso que isso acontece, é a educação sendo educada em retribuição.

A prática das boas maneiras requer tempo, mas com ela que até aquela pessoa mal-educada do seu cotidiano vai começar a te tratar melhor.  Sabe por quê? Por que você ganha o respeito por tratar ao próximo com respeito e dignidade. E quem não gosta de ser tratado assim? Com respeito e dignidade?

Então vamos começar a praticar? Eu até sou capaz de te desafiar!

Bons exemplos de boas maneiras são conhecidos por todos nós, mas muitos deles são esquecidos de ser utilizados no dia a dia. São atitudes tão simples que eu sugiro que comece a utiliza-las cada uma delas pelo menos uma vez ao dia e verá que fará toda a diferença no final do seu dia; Quer saber quais são? Ai vai:

Cumprimente as pessoas: Ao cruzar com uma pessoa na rua ou ao chegar a um local, quando se apresentar a outro (a) e principalmente antes fazer qualquer tipo de pergunta às pessoas na rua, no supermercado, no shopping um “bom dia”, “boa tarde” e ou “boa noite” não tem problema que não as conheça são sempre bem-vindos. Desta maneira você demonstra que a presença daquela pessoa é importante para você. 

Peça licença: Sempre antes de entrar em um local, bata a porta antes, mesmo caso esteja aberta ou mesmo quando precisar interromper alguém que esteja falando por um assunto importante, a maneira mais educada de fazer é pedir “com licença” e, caso seja lhe dado permissão, só então fale sobre o assunto pretendido.

Fale de forma educada: É muito importante manter um tom de voz adequado para o ambiente que você está, não fale alto ou baixo demais e não interrompa as pessoas enquanto estiverem falando, ouça o que a pessoa tem a dizer primeiro e aguarde sua vez de falar. E não se esqueça da atitude anterior! ; ) 

Segure a porta: Se por um acaso alguém for utilizar a mesma porta que você, por que não segurá-la para que a pessoa possa passar primeiro? Lembrando que não são só os homens que podem fazer este gesto. É uma questão de respeito, não de gênero. Mulheres já conquistaram esse espaço!

Diga por favor: Sempre quando for pedir ou precisar de algo, pense que seu pedido deve ser gentil e se vier acompanhado de um ”por favor”, será mais educado para quem o concederá! Dessa maneira, você estabelece uma relação respeitosa. Você demonstra que o tempo da pessoa é valioso. E se for um desconhecido, lembre-se da primeira regra.

Diga obrigado (a): Depois que conquistado algo, não se esqueça de agradecer dizendo “obrigado” (se você for homem) e “obrigada” (se você for mulher). Agradecer o garçom e ou o lixeiro, quando ele recolhe o seu lixo é um bom exemplo e que muitas pessoas se esquecem de fazer ou simplesmente não dão valor.

Peça desculpas: Algumas vezes nos atrapalhamos, mesmo que seja sem querer, ou caso você esbarre em alguém, peça desculpas imediatamente. Isto manterá um ambiente saudável e sem conflitos.

Então é isso... um bom começo de boas maneiras com atitudes e gestos essenciais para o seu cotidiano. Um desafio simples que lhe trará bons frutos.

“A forma como você trata alguém revela quem você é. A forma como você aceita ser tratado revela o que você acha que merece.” 

Nos vemos no próximo mês.
Grande abraço,
Lizandra Cruz Monteiro

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lizandra Monteiro
Sobre Lizandra Monteiro
É formada em Turismo com foco em hotelaria, especialista em Gestão de Negócios. Atualmente é consultora especializada em empresas de hospitalidade e reside em Imbassai. Escreve uma vez por mês.
Mata de São João - BA
Atualizado às 10h31 - Fonte: Climatempo
27°
Muitas nuvens

Mín. 20° Máx. 28°

28° Sensação
21.9 km/h Vento
54.3% Umidade do ar
80% (7mm) Chance de chuva
Amanhã (06/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (07/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias