Domingo, 12 de Julho de 2020
(71) 99663.6360
Geral Tatiane Araújo

A Libido e Sexualidade

Compartilhe nosso artigo em sua rede social ou envie no WhatsApp

15/06/2020 19h54 Atualizada há 4 semanas
1.261
Por: Maryane Meira Fonte: Tatiana Araújo
Reprodução
Reprodução

Você com certeza ouve falar frequentemente que a sexualidade faz parte da nossa personalidade, por meio da qual nos relacionamos com os outros.

Isso é verdade mesmo!

Mas antes gostaria de saber se você já ouviu falar em LIBIDO.

Quem já teve curiosidade em pesquisar algo sobre Sigmund Freud deve ter percebido, que essa palavra é muito mencionada nos seus livros e textos publicados. Então vou resumir sobre isso para você entender a importância da sexualidade na vida do ser humano.

A concepção que a maioria das pessoas tem sobre a libido é muito reduzida restringindo o termo à sua interpretação sexual. No entanto, a definição da libido segundo Sigmund Freud, pai da psicanálise, é muito diferente. Referindo-se à libido, ele falou de um conceito muito mais amplo e que vai além do que conhecemos atualmente.

Freud definiu como libido aquela energia que provém das pulsões ou instintos e que afeta nosso comportamento, direcionando-o. A LIBIDO = ENERGIA VITAL. Alegria que emanamos quando trabalhamos o nosso tesão pela vida.

Libido (do latim, significando "anseio ou desejo") é caracterizada como a energia aproveitável para os instintos de vida.

O desejo mora no contentamento do nosso ser, no infinito do nosso interior, pois é ai que continua latente, pulsando e vibrando.

Embora a libido e o prazer sexual sejam algo que nós relacionamos com facilidade, a verdade é que, para Freud, o prazer vai mais além. Por exemplo, não podemos sentir prazer em beber água depois de ter sede? Não sentimos prazer quando provamos uma deliciosa sobremesa? E quando nos aquecemos no calor de uma fogueira no inverno?

Na definição da libido de Freud, está presente nas diferentes etapas do desenvolvimento do ser humano,mas de maneira diferente. Ou seja, a libido se expressa de uma maneira diferente dependendo do estágio de desenvolvimento em que nos encontramos.

Fase oral: o prazer é obtido através da boca.

Fase anal: esfíncter e defecação são controlados, atividade ligada ao prazer e à sexualidade.

Fase fálica: o prazer é obtido ao urinar, graças à agradável sensação que produz. Fase de latência: aparecem o pudor e a vergonha relacionados à sexualidade.

Fase genital: a chegada da puberdade e da maturidade sexual.

Como vimos, a definição da libido não era semelhante à que temos hoje em dia. Para ele, não era apenas um desejo por obter prazer sexual, mas esse prazer estava implícito em outras áreas de nossas vidas.

Quando se fala em sexualidade, é importante ressaltar três aspectos básicos que são a biológica (nos diz que temos um corpo fisico,que vemos e que somos vistos - orgãos genitais) , a psicológica (remete a nossa mente, as nossas emoções mais primárias, aos afetos, desejos, fantasias e sonhos) e a social ( o mundo que nos rodeia,relação com outras pessoas), ou seja, corpo, mente e aspectos sociais são inter-relacionadas e inseparáveis.

Então quando alguém me pergunta: “ como posso melhorar a libido?

Essa é uma pergunta mais difíceis de responder. Sabe por quê? Porque preciso te conhecer, ter mais informações sobre você, entender como anda a tua vida pessoal. Existem tantas coisas que atrapalham a libido, por isso a importância do autoconhecimento, descoberta de si mesmo.

A libido não é sinônimo de desejo sexual, é o impulso vital, vontade de viver para a auto-preservação da espécie humana.

Ganho tesão pela vida – Ganho de libido.

Então cuidar da sexualidade é cuidar da sua própria energia vital e da realidade em que você continua manifestando para si mesmo.

 

Tatiana Araújo Consultora em sexualidade. Sexóloga em formação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Tatiana Araújo
Sobre Tatiana Araújo
Consultora em sexualidade, saúde e educação sexual. Sexóloga em formação. Escreve uma vez por mês.
Mata de São João - BA
Atualizado às 17h13 - Fonte: Climatempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 29°

31° Sensação
8.3 km/h Vento
71.7% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (13/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol e Chuva
Terça (14/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias