Sexta, 22 de Outubro de 2021 04:15
(71) 99663.6360
Geral Tatiana Araújo

Amamentação e sexualidade

Compartilhe nosso artigo em sua rede social ou envie no WhatsApp

29/09/2021 08h53
Por: Maryane Meira Fonte: Tatiana Araújo
Ilustrativa
Ilustrativa


A representação da amamentação. Eu acho 'bonito'. Eu vejo uma coisa pura (...) o fato de ver o bebê... perturba a dimensão erótica, não dá pra ver o seio dessa maneira.

Os homens dizem em geral: " o peito é sagrado". Isso traz características da cultura judaico-cristã: a ideia da maternidade sagrada, perdendo simbolicamente seu valor erótico; a ideia de que o sexo seria ' não sagrado', impuro, desrespeitoso.

A sexualidade não se restringe à atividade genital e abrange um sistema complexo que envolve o corpo e toda nossa personalidade. É energia vital, uns dos aspectos básicos da necessidade humana. O prazer compartilhado e dual da mãe e do bebê na amamentação é sexualidade. Representado pela forte ligação entre mãe e filho, expressando-se através do carinho, toque, conhecimento, conforto, troca de olhares, contato e prazer.

Freud (1905) em um de seus artigos mais importantes – Três ensaios para a teoria da sexualidade infantil –, apresentou-nos a construção da sexualidade humana que se inicia no prazer de mamar para o bebê. A boca, sua primeira zona erógena pela sensibilidade exacerbada nos primeiros meses, favorece que ele tenha grande satisfação ao mamar, garantindo a sua sobrevivência.

O seio que alimenta o filho também ocupa um importante papel na estimulação sexual adulta. E há mulheres que não conseguem desvincular a característica erótica relacionada ao órgão. Essa condição pode causar desconfortos e até transtornos psíquicos, levando à perda do desejo sexual ou ao desmame precoce. A dualidade do seio podem ou não ocupar o mesmo corpo, dependendo da forma como os indivíduos interpretam para si.

A relação entre amamentação e sexualidade sofrem interferências biológicas, psicológicas e sociais, dando origem a tabus e costumes variados.

Do puro X impuro, do sagrado X profano, do Desprazer X prazer. O reconhecimento dessas questões é o primeiro passo que nos permitirá, não resolver esses conflitos, mas melhor trabalhar com eles.

O prazer é o seu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Tatiana Araújo
Sobre Tatiana Araújo
Consultora em sexualidade, saúde e educação sexual. Sexóloga em formação. Escreve uma vez por mês.
Dias d'Ávila - BA
Atualizado às 03h55 - Fonte: Climatempo
24°
Pancada de chuva

Mín. 24° Máx. 26°

24° Sensação
8.1 km/h Vento
87.8% Umidade do ar
80% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Domingo (24/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol e Chuva