Quinta, 13 de Maio de 2021
(71) 99663.6360
Geral Lizandra Monteiro

Fofoca/ Fake News

Compartilhe nosso artigo em sua rede social ou envie no WhatsApp

11/02/2021 13h58
Por: Maryane Meira Fonte: Lizandra Monteiro
Ilustrativa
Ilustrativa

Olá, Como vai você neste novo ano?

2021 já começou e um foco é todinho dele, muita esperança e desejos de um ano muito melhor né?

Passei esse último mês de férias, conversando com muitas pessoas e percebi algo que quero compartilhar com vocês.

Para não perdermos o foco nunca, pergunto se você sabe que quem fala mal de alguém ou algo pra você, fala mal de você e do algo pra outro alguém? Já tinha pensado nisso? Pois é, simples assim.

É sobre este tema delicado que falaremos este mês, iniciando nossa coluna de leitura 2021: Fofoca: e dela podemos entender: Conversa informal, mentira, fuxico, cochicho, mexerico, boato, difamação, encrenca, especulação, falatório, ti-ti-ti, bisbilhotice, intriga, maledicência (ufa, achei que nunca ia acabar...), mas também conhecido e com um nome que temos escutado bastante: fake news, que em sua maioria conota um tom distorcido sobre a vida alheia ou um tema especifico.

É difícil achar alguém que admita que faça isso, mas muita gente bem gosta de uma fofoca/fake news. Se você é uma destas pessoas que não consegue resistir e se junta para falar sobre informações privadas ou distorcidas de uma pessoa ou tema, poderia ao menos aprender a falar as coisas boas, espalhá-la de forma responsável, consciente e de quebra, se manter longe de possíveis problemas. Porque vamos combinar, conhecemos muito mais as fofocas e fake news negativas e incrivelmente prejudiciais do que as que perpetuam os bons gestos.

Embora fofocar não seja sempre algo terrível, esse hábito pode ser inexplicavelmente maléfico não somente em sua vida, mas principalmente para a vítima.

Poderia enumerar vários problemas que a fofoca/fake news pode causar, mas estamos aqui para tratar a causa, afastar e eliminar o fofoqueiro, dedo-duro, cagueta, Zé povinho, boca aberta (credo, quanto nome né?), pois o sintoma todos nós bem sabemos como é corrosivo. 

Então vamos afastar essa fofoca/fake news que nos rodeia...

Aprenda a separar as “fofocas”/fake news prejudiciais  das boas;

Nem toda fofoca/fake news é destrutiva, é por isso que você deveria aprender a diferenciar entre as inofensivas e aquelas que podem ferir pessoas.  E ainda assim não espalhar.

Se questione por que deve espalhar a “informação” que recebeu;

Todos nós seres humanos somos pessoas sociais, e fofocas/fake news fazem parte da nossa sociedade. O que devemos sempre nos questionar é se devemos realmente considerar a informação recebida. Então, tenham em mente as perguntas: É verdade? É necessário? Precisa ser dito? Se falado neste exato instante, quem e o que eu realmente prejudico?

Entenda o problema por atrás da informação que recebeu;

Na maioria das vezes, a razão pela qual você está espalhando uma fofoca/fake news sobre alguém é porque está irritado com ele (a) ou por algo que lhe foi feito. Neste caso, seria mais sensato parar e refletir no que ocorreu e entender por que isso gera tanto incômodo em você.  Chegue à verdadeira causa raiz do problema, só assim perceberá que não há razão para espalhar informações sobre a pessoa ou o tema que não lhe dize respeito.

Faça algo em relação ao problema da fofoca

Digo sempre que ao invés de apenas desabafar a fofoca/fake news com qualquer pessoa, o que realmente você deveria descobrir é uma solução para o problema que foi apresentado na informação que chegou até você. Dessa forma, em vez de desperdiçar energia com o tema exposto, você passará a conversar sobre coisas mais divertidas. Simples né?

O que eu diria a você é lidar com os fofoqueiros profissionais em particular, converse e fale a respeito. Lembre-se de nunca se indispor, já tratamos deste assunto no texto “indelicadezas” (criar link). Outra maneira de desviar a atenção da maldade da fofoca/fake news é demonstrar essa situação do ponto de vista do fofoqueiro (sendo ele a vitima do assunto). Se ainda assim não deu certo... Mude de assunto, geralmente nem será necessário permitir que a fofoca/fake news se torne tema de conversa e a fofoca/fake news é logo esquecida.

 

E Lembrem-se: Todos os fatos tem três versões: a sua, a minha e a verdadeira. Então não julgue e espalhe antes de saber das três versões.  

Até mês que vem! Um excelente ano para todos nós!!!

Grande Abraço.   

Lizandra Cruz Monteiro

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lizandra Monteiro
Sobre Lizandra Monteiro
É formada em Turismo com foco em hotelaria, especialista em Gestão de Negócios. Atualmente é consultora especializada em empresas de hospitalidade e reside em Imbassai. Escreve uma vez por mês.
Dias d'Ávila - BA
Atualizado às 10h06 - Fonte: Climatempo
29°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 30°

31° Sensação
14.8 km/h Vento
62.1% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (14/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 29°

Sol e Chuva
Sábado (15/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva