Quarta, 21 de Abril de 2021
(71) 99663.6360
Geral Lizandra Monteiro

RESPEITO

Compartilhe nosso artigo em sua rede social ou envie no WhatsApp

06/03/2021 09h27 Atualizada há 2 meses
Por: Maryane Meira Fonte: Lizandra Monteiro
Ilustrativa
Ilustrativa

Olá, Como você tem passado? 

Se cuidando e atuando em seu papel de protagonista com respeito a si próprio e ao próximo neste cenário pandêmico que seguimos vivendo? 

Considerando que a pandemia, que se transformou em um evento de proporção mundial ímpar, é realmente algo que nem em nossos piores pesadelos podíamos ter pensado em viver, não é mesmo? Agora não ter o carnaval em terras baianas... aí a proporção ímpar também passa a ser maior e nunca em nossa vida podíamos ter pensado que aconteceria né?

Mas, analisando atentamente esse acontecimento fenomenal aqui na Bahia, podemos entender que o que aconteceu mesmo nos dias que não se comemorou o carnaval 2021, isso falando por parte dos grandes e sérios artistas com nome a zelar no mercado, foi que a ausência da festa nas ruas  de Salvador também se torna um marco inacreditável.

Por outro lado,  o "respeito" ao próximo, que deveria ocupar um papel importante nessa história de pandemia não foi considerado pelos individualistas, que só pensaram em sua diversão e saíram às ruas em festas clandestinas.  Uma pena e uma vergonha.

Respeitar o próximo é compaixão, empatia, é respeitar a si mesmo independente do contexto individual ou coletivo, é entender o lado do outro, não julgar uma pessoa só por que ela pensa diferente de você ou ao padrão que o mundo declarou como “certo” na sociedade.

Você já tinha parado para pensar no que estes sentimentos todos significam e o quanto eles são importantes para a nossa vida em sociedade?

O respeito é o elemento essencial para a convivência entre as pessoas , sem ele um pode invadir os limites do outro e causar uma série de problemas. Para ter uma ideia grandiosa dos efeitos que  o respeito têm, cito alguns: 1 - permite uma convivência entre pessoas diferentes, 2 - garante que o espaço de cada um não seja invadido, 3 - gera reciprocidade, 4 - conecta as pessoas e por último e não menos importante, 5 - estimula o comportamento respeitoso através do exemplo. Quantos benefícios né?

E por mais que a palavra respeito tenha o seu valor, sem praticar se perde o sentido. Então, que tal seguir demosntrando seu valor com atitudes simples como a de escutar o outro com atenção, valorizar as atitudes positivas, ser sempre gentil e educado com os outros, entender as diferenças como um mero detalhe, demonstrar gratidão, ter empatia e ainda conhecer onde terminam os seus direitos e começam os do outro.

No fim das contas, todos nós queremos ser respeitados, mas para isso, é necessário respeitar em primeiro lugar. Se todos passarem a praticar o "RESPEITO", quem sabe a "UNIÃO" logo se solidificaria entre nós! Por que esta evolução é comportamental! Uma ótima maneira de começar em você a mudança que deseja ver no mundo, não é mesmo?

Até mês que vem! Sempre se cuidando e praticando o respeito!

Grande Abraço.

Lizandra Cruz Monteiro

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lizandra Monteiro
Sobre Lizandra Monteiro
É formada em Turismo com foco em hotelaria, especialista em Gestão de Negócios. Atualmente é consultora especializada em empresas de hospitalidade e reside em Imbassai. Escreve uma vez por mês.
Dias d'Ávila - BA
Atualizado às 19h45 - Fonte: Climatempo
24°
Céu encoberto

Mín. 23° Máx. 28°

24° Sensação
10.6 km/h Vento
79.5% Umidade do ar
90% (30mm) Chance de chuva
Amanhã (22/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (23/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva