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Se alimentando verdadeiramente

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06/07/2021 08h48
Por: Maryane Meira Fonte: Lizandra Monteiro
Ilustrativa
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Olá, tudo bem com você?

Esse mês que tal conversar sobre umas gostosuras? Comida de verdade, arroz e feijão bem quentinho no prato, naquela hora que a fome aperta? Hummm... Minha boca já encheu todinha de água e a sua?

Com toda essa história de pandemia, aumentar a imunidade para se sentir mais protegido contra a Covid-19, muitos de nós arriscamos de verdade na cozinha! Comigo também não foi muito diferente...

Ultimamente, com restaurantes voltando de fato à ativa, o que chamou a minha atenção foi diferenciar a qualidade dos alimentos e de que maneira nos alimentamos. Já é sabido por muitos de nós, que o prato típico brasileiro além de ter uma explosão de sabor na boca, ainda vem com uma dose extra de nutrição garantida, com suas possíveis combinações além de nos saciar, nos tornam econômicos na hora da compra.

 

Se alimentar bem significa levar em conta os nutrientes, os alimentos, as combinações entre eles e até o ato de se alimentar propriamente dito. Busquei alguma orientação no Guia Alimentar para a População Brasileira, e gostaria de compartilhar as boas práticas para uma alimentação adequada e saudável.

 

  • A Base da sua alimentação deveria ser de alimentos minimamente processados (grãos, raízes, tubérculos, farinhas, legumes, verduras, frutas, castanhas, leite, ovos e carnes);
  • Para criar preparações culinárias utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades;
  • Procure limitar o consumo de alimentos processados (como conservas de legumes, compota de frutas, pães e queijos)
  • Evite consumir alimentos ultraprocessados (como biscoitos recheados, “salgadinhos de pacote”, refrigerantes e “macarrão instantâneo”);
  • Faça suas refeições com regularidade e atenção, e dê preferência a ambientes apropriados, e claro, sempre que possível, na companhia de familiares ou amigos;
  • Dê preferência em fazer as suas compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados;
  • Desenvolva, exercite e compartilhe suas habilidades culinárias;
  • A Alimentação precisa de tempo e também de espaço merecido para uma boa digestão;
  • Quando sair de casa, dê preferência por locais que ofereçam refeições feitas na hora;
  • Seja crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.
  • E mesmo que você não tenha muitas oportunidades de exercer suas habilidades culinárias, valorize o ato de quem cozinha e estimule as pessoas à sua volta a fazê-lo, em particular os mais jovens. E coma saudavelmente!

 

 

 

Continue se cuidando! Nos vemos no mês que vem!

 

Estamos combinados?

 

Grande Abraço,                

Lizandra Cruz Monteiro

 

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Lizandra Monteiro
Sobre Lizandra Monteiro
É formada em Turismo com foco em hotelaria, especialista em Gestão de Negócios. Atualmente é consultora especializada em empresas de hospitalidade e reside em Imbassai. Escreve uma vez por mês.
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