Olá, Como você passou esse último mês? Tudo bem?
Por aqui, andei pensando em quantas personalidades bacanas de bons exemplos que perdemos recentemente. Uma turma que certamente fará falta por aqui, mas que deve estar brocando do lado que estão! Glória Maria, Elza Soares, Erasmo Carlos, Gal Costa, Palmirinha e agora Rita Lee!
A Rainha do Rock Brasileiro! Eu a conheci assim, a paulistana apaixonada por São Paulo. Não sei vocês, mas quando eu de fato a conheci, embalada pelo som de suas músicas, não entendia muito o significado de suas letras, mas sabia que ela tinha o poder de estar reunida com toda a minha família, em festas, reuniões e encontros com amigos, e sempre que havia um rádio, lá tocavam “Lança Perfume”, “Banho de Espuma” e várias outras músicas dela.
Com o passar dos anos, suas músicas, sempre presente, passaram a trazer relevância, agora com significados. Entender a letra trouxe sentido para as músicas que eu tanto escutava e cantava. Como a letra “Nem Luxo, Nem Lixo”, tema até de prova do Enem, que buscava identificar o bem estar sobre luxo ou lixo. Que segundo a própria Rita, em entrevistas dadas, “luxo mesmo é simplicidade, é poder se sentir livre” relembrando que a letra, foi escrita em um período que o nosso país viva em uma ditadura nunca antes vivida.
O que eu quero abordar desse legado, desta letra e sobre esse tema, que a meu ver, segue tão atual desde quando foi escrita, em 1980. É que precisamos entender quais são as escolhas simples que devemos tomar, para de fato nos sentirmos livres. Vou tentar resenhar.
Se nos conhecermos a si próprios verdadeiramente e a essência dos nossos valores que nos norteiam, atingimos o bem estar do luxo, eliminando o lixo com simplicidade e vice versa, entrando em harmonia como o nosso ser, sem sacrificar o autocuidado com a gente mesmo;
O que considero mais importante, deste aprendizado é que se mergulhar nessa imensidão de essência e valor, que cada um tem o seu, e que importa só a você, viveremos plenamente o seu nem luxo e nem lixo, gozando da vida até o final, por que a Rita, ela infelizmente se foi, mas nós, nós ainda estamos aqui, e com esse legado enorme e divertido que ela nos deixou, só temos muito proveito a tirar e viver dele! Então, bora gozar dele!
Nos vemos no próximo mês! ♪♫
Grande Abraço,
Lizandra Cruz Monteiro
Mín. 20° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 32°
Parcialmente nublado