Olá, tudo bem com você?
Eu estou ótima, mas gostaria de conversar com você sobre a importância de se escutar, se tocar, e antes de tudo se cuidar. Entender que a ida frequente a uma consulta médica e a realização periódica de exames, são medidas eficazes para detectar precocemente doenças comuns e porventura raras.
Ter um alerta em nós, ligado, detectando o que for antecipadamente, pode sim determinar a cura. E quando a doença é realmente incurável, o diagnóstico precoce é ao menos capaz de melhorar a qualidade de vida durante o tratamento.
Sim, não há dúvidas que quando somos diagnosticados, esse momento é o mais difícil, não tem como não associar com a morte, seguido dele, vem os sentimentos como medo, preocupação, angustias, ansiedade, revolta, negação, e dependendo até depressão. Sim já deve ter percebido que não estou falando de qualquer diagnóstico, e sim, estou falando do Câncer.
Daí vem às dúvidas, e é muito importante que consiga esclarecer algumas ou o máximo delas, para que possa seguir confiante nos próximos passos. E vou além, ter alguém ao seu lado neste momento é tão importante quanto entender o que está acontecendo com você. Então o que eu gostaria de compartilhar é esse aprendizado:
1. Pessoas com câncer precisam que você pergunte como ela está, mas deixe-a que ela conte como ela se sente, não a compare com outras pessoas que conhece e que tiveram problemas semelhantes ao dela. Ofereça-se para ouvi-la.
2. Pergunte se a pessoa quer falar sobre o assunto, antes de iniciar qualquer conversa.
3. Pergunte se pode fazer algo para ajudar, mas só se você realmente puder ajudar, e entenda que se a pessoa lhe pedir algo, é por que realmente confia em você para estar ao seu lado neste momento que é difícil para ela.
4. Se não souber seja sincero e diga que não sabe falar sobre o assunto, mas que a pessoa pode contar contigo.
Motivações e Conselhos dividem uma linha muito tênue e importante que saiba o significado de cada uma dessas ações. Quem deve aconselhar a melhor maneira de lidar com a doença é o médico. Já, quem foi diagnosticado com câncer, precisa de acolhimento e encorajamento, então demonstre que vocês passarão juntos por isso e com toda a força necessária! O Câncer não é uma doença para se lamentar e sim para se enfrentar!
Sim, estou Curada, mas essa palavra, eu confesso, não entendia o real o significado até ter escutado do médico, depois de ter enfrentado o Câncer e após ter tido um diagnóstico precoce.
Se cuidar faz parte de estar bem cuidado!
Nos vemos no mês que vem!
Grande Abraço.
Lizandra Cruz Monteiro
Mín. 20° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 27°
Chuvas esparsas