Quarta, 16 de Outubro de 2024 05:42
(71) 99663.6360
Geral Lizandra Monteiro

As mudanças climáticas e você

Compartilhe nosso artigo em sua rede social ou envie via WhatsApp

02/10/2023 13h26
Por: Keila Abreu Fonte: Lizandra Monteiro
Reprodução/Desconhecida
Reprodução/Desconhecida

Olá, espero que esteja tudo bem com você! 

Ultimamente eu tenho sentido muito calor, como tem sido para você?  

Recentemente, atravessamos um período de calor extremo, mesmo durante o inverno, quando esperaríamos temperaturas mais amenas. Isso só está acontecendo devido as mudanças climáticas. Já escutamos falar dela né?  Embora as Mudanças Climáticas tenham causado alguns problemas ao redor deste nosso mundo, não ligamos muito, não é? No entanto, prefiro acreditar, que não prestamos muito atenção, porque estava distante de nós. Mas agora é diferente, estamos vivenciando esses eventos aqui no Brasil e precisamos mudar nossa forma de agir, não só a de pensar... 

Você deve estar se perguntando: o que realmente eu posso fazer, para ajudar a melhorar esse impacto? Porque o objetivo aqui, é entender que essas mudanças climáticas, afetam o nosso cotidiano e estamos acreditando, que o Governo tem um papel muito importante e deve ter um diferente do nosso, certo? O Governo da BA já está fazendo a parte dele. E eu te conto o quê: Em 2021, Salvador lançou seu plano com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 20% até 2030. Entre as ações previstas, estão a expansão do transporte público, a promoção da mobilidade ativa e a proteção da biodiversidade. E não é só a Bahia está fazendo, tem também São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Acre, Pernambuco, Ceará e a Paraíba que também estão agindo nesta direção. 

E nós? O que podemos fazer? Permita-me sugerir algumas ações:  

Economize energia elétrica: 

Troque suas lâmpadas antigas pelas de LED;                          

Escolha aparelhos eletrônicos com etiquetas de eficiência energética;                                                                                  

Desligue os aparelhos em stand-by. 

Reduza o uso de combustíveis fósseis: Opte por fazer o uso de transporte público, caronas, bicicletas ou caminhadas como alternativas ao uso de carros e ou motos. 

Consuma conscientemente: 

Compre apenas o que for necessário;                                          

Evite desperdício;                                                                                            

Dê preferência a produtos locais, orgânicos e com embalagens recicláveis e biodegradáveis. 

Reduza o consumo de água: Feche as torneiras enquanto escova os seus dentes;             

Tome banhos mais curtos;                                                        

Capte e utilize a água da chuva para regar plantas e se possível faça o reuso da água do uso doméstico. 

Recicle e reutilize: Separe adequadamente os resíduos em casa. A reciclagem traz benefícios de diferentes formas que você nem pode imaginar. 

Plante árvores: Crie novas áreas verdes para trazer benefícios não só para o meio ambiente, mas para a qualidade da sua vida, principalmente se optar por árvores frutíferas ou uma pequena horta. 

Educação ambiental: Converse em casa, no trabalho e na sua comunidade sobre as mudanças climáticas e conscientize as pessoas sobre a importância destas ações e o comprometimento delas. 

Se nos unirmos e nos comprometermos com essas ações, poderemos colher muitos benefícios, como a diminuição do aquecimento global e, consequentemente, das ondas de calor. Além disso, estaremos ajudando a preservar vidas e o ecossistema, protegendo o meio ambiente, e ainda por cima, melhorando a qualidade do ar, que pode reduzir as doenças respiratórias, que tal? Vamos unir forçar? 

Me conta se já está adotando alguma destas ações ou se tem alguma outra sugestão a acrescentar. 

Te vejo no próximo mês. 

Abraços; 

Lizandra Cruz Monteiro

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lizandra Monteiro
Sobre Lizandra Monteiro
É formada em Turismo com foco em hotelaria, especialista em Gestão de Negócios. Atualmente é consultora especializada em empresas de hospitalidade e reside em Imbassai. Escreve uma vez por mês.
Mata de São João, BA
Atualizado às 02h04
21°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 29°

22° Sensação
0.21 km/h Vento
96% Umidade do ar
100% (8.26mm) Chance de chuva
Amanhã (17/10)

Mín. 21° Máx. 29°

Tempo nublado
Amanhã (18/10)

Mín. 20° Máx. 30°

Tempo nublado