O Bahia foi derrotado por 1x0 pelo Atlético Nacional, na noite desta terça-feira (14), no Estádio Atanasio Girardot, em Medellín, pela 5ª rodada da fase de grupos da Libertadores. O gol da partida saiu logo aos 43 segundos do segundo tempo: após lançamento de Castillo para Arce, Marcos Felipe tentou interceptar, mas rebateu nos pés de Viveros, que empurrou para o fundo da rede. O VAR confirmou o lance após anulação em campo por toque de mão.
Com o resultado, o Tricolor sofreu a segunda derrota seguida na competição, perdeu a liderança do grupo F e agora depende de um empate entre Nacional e Internacional, na próxima quinta-feira (16), para seguir na zona de classificação antes da última rodada. O Bahia encara o time gaúcho no Beira-Rio, no dia 28, às 19h.
Antes disso, o time de Rogério Ceni volta a campo pelo Brasileirão. O clássico Ba-Vi acontece neste domingo (18), às 16h, na Arena Fonte Nova. O Esquadrão tenta se recuperar após a derrota por 1x0 para o Flamengo, no último sábado (11).
O jogo
A partida começou morna, mas com o Atlético Nacional buscando mais o ataque. Aos dois minutos, Viveros até marcou um golaço, driblando David Duarte, mas estava impedido. A resposta do Bahia veio aos 10, quando Lucho Rodríguez finalizou travado pela zaga. No minuto seguinte, Juba cruzou para defesa de Castillo.
O panorama seguiu o mesmo: o time colombiano teve mais posse e tentou pressionar, especialmente em bolas aéreas. O Bahia tentava responder em contra-ataques, mas sem efetividade. Aos 18, Arce arriscou de fora e mandou para fora. Aos 22, Juba quase fez contra ao recuar de peito para Marcos Felipe.
Cauly cobrou falta aos 33 e Castillo defendeu. Aos 43, Cardona tentou surpreender o goleiro tricolor, mas também errou o alvo. O primeiro tempo terminou sem gols e com a expulsão do preparador de goleiros Duda Varjão por reclamação.
Logo no início do segundo tempo, veio o golpe: Castillo lançou Arce, que apareceu nas costas da zaga. Marcos Felipe saiu mal, e a bola sobrou para Viveros marcar. O gol foi inicialmente anulado, mas validado pelo VAR. Nacional 1x0.
O Bahia seguiu com dificuldades na criação. Aos 11, Arce chutou para fora. Aos 21, Juba cruzou para Mingo, que dominou mal e desperdiçou chance clara. Rogério Ceni tentou reagir com as entradas de Rodrigo Nestor e William José, mas o Tricolor só finalizou aos 27, com chute de Jean Lucas por cima.
Mesmo com novas mudanças, Acevedo, Kayky e Michel Araújo em campo, o time baiano não conseguiu reagir. Aos 44, Juba cruzou, Castillo espalmou e William José parou no goleiro colombiano na última chance tricolor.
O apito final confirmou o revés, deixando o Bahia em situação delicada na competição continental.
Mín. 20° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 25°
Chuvas esparsas