A ex-deputada federal Carla Zambelli foi liberada da prisão nesta sexta-feira (22) após decisão da Corte de Cassação de Roma, na Itália, que negou o pedido de extradição apresentado pelo governo brasileiro.
Após deixar a prisão, Zambelli publicou um vídeo nas redes sociais em parceria com o perfil do irmão, confirmando a soltura e agradecendo à equipe de defesa.
“Eles fizeram o impossível, que é lutar contra um sistema dificílimo. Ele nunca desistiu de mim, nem quando achamos que nada ia dar certo”, afirmou.
Segundo informações divulgadas pela defesa, a decisão italiana considerou desproporcionais as condenações impostas no Brasil e questionou a consistência das provas utilizadas no processo.
O advogado Fábio Pagnozzi, responsável pela defesa de Zambelli no Brasil, afirmou que a Corte italiana entendeu que as condenações tiveram como base provas consideradas frágeis, especialmente depoimentos relacionados ao caso investigado.
A decisão da Justiça italiana ocorreu poucos dias após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinar que o Ministério da Justiça e o Ministério das Relações Exteriores adotassem medidas para viabilizar a extradição da ex-parlamentar.
Carla Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal a dez anos de prisão no processo relacionado à invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O pedido de extradição enviado pelo Brasil à Itália teve como base essa condenação.
Segundo a defesa, a decisão da Corte de Cassação também alcança outro pedido de extradição relacionado à condenação por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal.
Com cidadania italiana, a ex-deputada deixou o Brasil em maio de 2025, passou pelos Estados Unidos e se estabeleceu na Itália. Dois meses depois, ela foi presa e permaneceu detida no presídio feminino de Rebibbia, em Roma, sob alegação de risco de fuga.
Em dezembro de 2025, a Câmara dos Deputados rejeitou a cassação do mandato parlamentar, mas a decisão foi posteriormente anulada pelo Supremo Tribunal Federal, que determinou a perda do cargo em razão da condenação criminal.
A soltura repercutiu entre aliados políticos da ex-deputada. A ex-ministra Damares Alves publicou mensagem nas redes sociais comemorando a decisão da Justiça italiana.
Eleições 2026 Republicanos de Tarcísio anuncia apoio a Flávio Bolsonaro no 2º turno
Política Governo prepara calendário para acelerar fim da escala 6x1; Alcolumbre diz que vai votar
Eleições “Precisamos mudar o nosso país”, afirma ACM Neto ao anunciar apoio a Flávio Bolsonaro no 2º turno das eleições
Eleições 2026 Após chamar Bahia de 'câncer do Brasil', Rodrigo Constantino vira alvo de investigação
Eleições 2026 Flávio Bolsonaro critica fim da escala 6x1 e defende contratação por hora
Eleições 2026 Com apoio da União Progressista a Flávio Bolsonaro, 2º turno deve contar com ato em Salvador com oposição na Bahia