O debate sobre os altos valores investidos em contratações artísticas para os festejos juninos na Bahia ganhou um posicionamento vindo da liderança municipalista do Estado. nesta terça-feira, 16. Wilson Cardoso (PSB), prefeito de Andaraí e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), trouxe uma reflexão realista e tradicionalista sobre como as gestões públicas devem encarar o São João.
A discussão ganha força em um cenário onde grandes estrelas da música nacional movimentam cifras astronômicas. O cantor Gusttavo Lima, por exemplo, receberá R$ 1,5 milhão por uma única apresentação em solo baiano neste período junino.
Retorno financeiro
Para o presidente da UPB, o principal critério para o investimento público em festas não deve ser o tamanho da assessoria do artista, mas sim o impacto econômico real na ponta mais fraca da corda: o comércio local e os trabalhadores informais.
"Prefeitos têm que fazer a famosa 'conta de padaria'. O importante é esse retorno vir para melhorar o comércio, gerar boas vendas aos ambulantes, ou seja, ver o comércio crescer. O dinheiro investido pelo município precisa circular internamente, gerando emprego, renda e aquecendo a economia das cidades do interior que passam o ano inteiro esperando pelo faturamento de junho", afirmou Cardoso.
São João raiz
Além da questão financeira, Wilson Cardoso tocou em um ponto que divide opiniões entre foliões e gestores: a descaracterização cultural da maior festa do Nordeste. O prefeito defendeu que o São João preserve a sua essência e dê protagonismo aos artistas locais.
​São João tem que ser raiz e valorizar os artistas pé de serra
Wilson Cardoso, presidente da UPB
Cardoso esclareceu que não é contra os artistas de cachês altos, mas questionou o palco escolhido para eles.
"As pessoas querem dançar forró, ouvir um bom sanfoneiro, tomar o licozinho. Artistas famosos têm festas que são direcionadas para eles, porém o São João não deveria ser."
Consenso
De acordo com o presidente da UPB, essa visão pragmática e cultural já é amplamente compartilhada pela maioria absoluta dos gestores baianos.
Cerca de 98% dos municípios do estado já entenderam essa dinâmica, priorizando programações que equilibram a saúde financeira das prefeituras com a valorização do autêntico forró.
Demanda turística
O secretário de Turismo da Bahia, Mauricio Bacelar, disse que o Estado tem dado exemplo para o Brasil no comedimento das contratações de artistas.
"Nós tivemos a adesão de mais de 90% dos artistas do país todo. O nosso exemplo está sendo copiado por todos os estados. Nós vamos fazer a maior e melhor festa de São João do país, mas respeitando os limites dos orçamentos estadual e municipal", disse.
E emendou:
"Fomos no Ministério do Planejamento, no Ministério do Turismo e prontamente, por uma ação do governador Jerônimo Rodrigues e do presidente Lula, os recursos da Bahia foram liberados. A festa está garantida em todas as 13 zonas turísticas da Bahia", completou.
Decisão Na Copa do Mundo, Romário revela voto na PEC da escala 6x1
Política Michelle Bolsonaro deixa presidência do PL Mulher em meio a crise com Flávio Bolsonaro
Internacional Lula vai ao Paraguai participar da 68ª Cúpula do Mercosul
Fim do Mistério Ronaldo Caiado revela data que vai anunciar vice-presidente
Comemoração Presidente do Paraguai anuncia feriado após vitória na Copa do Mundo
Eleições PL tenta convencer Michelle a ajudar campanha de Flávio Bolsonaro