Quinta, 13 de Maio de 2021
(71) 99663.6360
Geral Lizandra Monteiro

Seu lixo diz muito sobre você!

Compartilhe nosso artigo em sua rede social ou envie no WhatsApp

26/11/2020 10h32 Atualizada há 6 meses
Por: Maryane Meira
Reprodução
Reprodução

Como passaram este último mês? Espero e desejo que bem!

Sabia que o lixo que você joga não fala, mas diz muito sobre você!

Como ainda seguimos em meio à pandemia do coronavirus, que ainda não teve seu fim declarado, parece clichê falar do tema lixo, ainda mais quando é para falar para não jogar o lixo nas ruas.

Mas se existia alguma esperança de que com essa pandemia teríamos uma transformação de melhoria das pessoas, se medirmos pelo lixo descartado inadequadamente no último dia 26 de outubro aqui na Bahia, afirmo que retrocedemos!

 Ilustração 1 - Praia de Boa Viagem, Salvador em 26/10/2020

 

Todos nós sabemos que não devemos jogar o lixo nas ruas, praias e locais inadequados; Que lugar de lixo é na lixeira, mas medindo pela foto, preciso questionar se realmente estamos fazendo a nossa parte neste ciclo?


Continuo vendo muitas razões pelas quais as pessoas descartam seus lixos inadequadamente, exemplos como as que não se consideram responsáveis por cuidarem do meio ambiente, ou por que acham que outras pessoas pegarão o seu lixo que está no chão, ou simplesmente por verem tanto lixo em um mesmo lugar, que mais um no chão, não fará nenhuma diferença.   

Alguns gestos e atitudes podem iniciar um movimento pequenino a se tornar grande, e de volta as ruas, à união realmente faz a força, aqui vão algumas delas:

 

Dê bons exemplos;

Comece guardando o seu lixo em seus bolsos, bolsas ou mochilas, para não jogá-los na rua ou praia, já será de grande contribuição um lixo a menos nas ruas e começará a ter uma grande consideração por si própria. Ao chegar ao ponto de se incomodar por pequenos pedaços de lixos secos em seu caminho abaixe e pegue-os, saiba que com essa atitude, já pode se considerar em um nível de alto escalão na evolução humana.

Fale sobre as consequências ambientais quando o lixo é descartado no chão;

Converse com seus amigos ou parentes quando o ver descartando o lixo nas ruas, explique as consequências, essa é uma ótima saída. Esse simples lixo pode gerar um grande estrago, pode não parecer nada, mas causará uma consequência grave quando parar na corrente d’água, no oceano, e transformará em um problema sério para outro ser humano ou ser vivo. Talvez esta ilustração abaixo lhe ajude:

   Ilustração 2

Mas não aborde estranho quando observá-los descartando o lixo no chão;

Será tentador reclamar, mas não o aborde, principalmente quando no lixo tiver algo alcoólico, a sua a atitude pode provocar um terrível desentendimento. A melhor atitude sobre o ocorrido seria pegar o lixo que foi descartado inadequadamente e colocar na lixeira, mas jamais o afronte.

Entenda as leis brasileiras e o habito de deixar coisas no chão;

Há muitas pessoas sem considerações em relação às consequências ambientais e culturalmente, alguns brasileiros, tendem a respeitar aquilo que “dói no bolso”.  Em setembro de 2015, foi aprovada no Senado uma lei que multa indivíduos que jogam lixo na rua, entretanto a fiscalização não é intensiva, mas há. Agora, consegue imaginar essa lei sendo cumprida? E o quanto sairiam do bolso de uma pessoa que descarta o lixo em locais inapropriados?

Lembre as pessoas o quanto custa aos cofres públicos à limpeza;

Já que entramos nas prévias das eleições, vale entender que muito se gasta dos cofres públicos com a limpeza deste lixo, imagina se esse dinheiro fosse dedicado a outros temas essências para a necessidade verdadeira da nossa população?

Diferente de você, há pessoas que, por alguma razão, consideram ser legal não se importar com o meio ambiente, mas não se sinta desanimado, lembre-se que você está fazendo a diferença.  As pessoas têm motivos para ser o que elas são.

Entenda a diferença de boas intenções e boas atitudes. Você está no trilho certo e não no trem errado! Faça a sua parte!

E lembre-se: “Você não passa UM dia sem causar impacto no mundo. O que você faz, faz diferença!”                                                                          Jane Goodall

Nos vemos no mês que vem!  Continue se cuidando e cuidando do lixo que você produz!

Grande Abraço.

Lizandra Cruz Monteiro

Ilustração1:

Praia de Boa Viagem, na Cidade Baixa em Salvador, com a areia coberta por lixos, garrafas, copos plásticos, embalagens no último dia 26 de outubro de 2020.

Ilustração2:

Uma chuva ou um vendaval carrega uma garrafa para um rio ou um córrego urbano

Essa garrafa é carregada por rios até desaguar no mar

No mar, dependendo das marés e das correntes, ela pode encalhar na praia ou ser arrastada para longe

Boiando em alto mar, a garrafa é lentamente decomposta pelos raios solares e pela força das águas

O plástico da garrafa é quebrado em partes cada vez menores, até mesmo microscópicas, conhecidas como microplásticos

Esses microplásticos se mistura com plâncton marinho e entra na cadeia alimentar oceânica, sendo ingerida por peixes, moluscos, etc

Pedaços maiores de plásticos (‘macroplásticos’) são ingeridos por tartarugas, baleias e outros animais marinhos

Esses animais marinhos são contaminados pelos aditivos químicos e outros poluentes associados ao plástico

Esses contaminantes podem chegar ao homem pela alimentação. Os efeitos na saúde humana estão sob estudo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lizandra Monteiro
Sobre Lizandra Monteiro
É formada em Turismo com foco em hotelaria, especialista em Gestão de Negócios. Atualmente é consultora especializada em empresas de hospitalidade e reside em Imbassai. Escreve uma vez por mês.
Dias d'Ávila - BA
Atualizado às 10h06 - Fonte: Climatempo
29°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 30°

31° Sensação
14.8 km/h Vento
62.1% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (14/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 29°

Sol e Chuva
Sábado (15/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva