Quinta, 13 de Maio de 2021
(71) 99663.6360
Geral Lizandra Monteiro

Milagre em forma de vacina

Compartilhe nosso artigo em sua rede social ou envie no WhatsApp

22/12/2020 09h26
Por: Maryane Meira Fonte: Lizandra Monteiro
Reprodução
Reprodução

Olá, tudo bem com você?

Estamos chegando ao final do ano de 2020, ano que ficará registrado nos livros de história e marcados em nossas vidas! Contudo... Temos energia e muita fé, que no próximo novo ano, teremos muitas conquistas!

Desde março de 2020, aqui no Brasil, e também acompanhado todos os acontecimentos pandêmicos desde o início do ano em todo o mundo, que estamos à espera de um milagre. Milagre esse, que por vários meses e muitos de nós desejando a chamamos de vacina.

Toda a espera e desejo se concretizarão em breve. Estamos pertos de vencer a guerra com a mais tecnológica das vacinas, que conterá a pandemia do Coronavírus, em que fomos obrigatoriamente convidados a participar, mesmo não querendo!

O tal milagre, que chamamos de vacina, teve seu início quando dezenas, ou melhor, milhares de moléculas definiram a melhor composição dela. Com o melhor destes componentes, a fase seguinte foi realizar os testes, passando desde os testes em animais, a fim de obter melhores dados comprovados dos então testes em vitro já realizados. Seguindo então com seres humanos, iniciando com poucos voluntários, para de fato, obter a comprovação que a vacina tem eficácia e futuro no combate. Também, mas agora com a fase de análises mais detalhadas, tanto da segurança do produto, quanto a sua eficácia, mas agora, em outro grupo de voluntários, este, bem maior que o primeiro, contando com centenas de pessoas, para então, testar, diante dos resultados obtidos com sucesso pelas demais fases, outro grupo mais complexo, este com milhares de voluntários. Desta forma, se obteve os melhores e mais indicados resultados, para que nosso milagre, a vacina conseguisse aprovação. E mesmo pronta e com toda eficácia comprovada, não é esquecida pelos seus mentores e seu monitoramento continuará sendo evidenciado.

Lembrando que as vacinas são substâncias constituídas por moléculas patogênicas, ou seja, vírus ou bactérias, vivos ou mortos ou ainda os seus derivados, que estimulam o sistema imune do nosso corpo a produzir anticorpos, que são proteínas que defendem nosso organismo contra as infecções causadoras pelo vírus, quando estes nos atacam.

As vacinas não curam, porém, elas são a principal forma de prevenção contra a doença causada pelo vírus.  Que, além de imunizar o individuo que a absorve, também protege toda a comunidade, quando esta se imuniza.

Vacinas, na forma como as conhecemos, foram descobertas a mais de 200 anos. No Brasil as conhecemos desde 1904, diante do surto de varíola, quando imunizou toda a população e ainda, contendo a doença.

Há quem diga que a descoberta da vacina contra o Covid-19 foi descoberta muito rápida, mas diante de tanta tecnologia, dinheiro mundial e claro, excelentes profissionais envolvidos nas pesquisas, eu me pergunto se de fato foi muito rápido, uma vez que vivenciamos um progresso futurista que, tão rápido quanto o que a pandemia declarada, que nos isolou de muita coisa, por tanto tempo, 10 meses no nosso caso, que eu particularmente não acho tão rápido assim.

O futuro, a tecnologia e o dinheiro juntos, nos proporcionaram sim, agilidade nos estudos/pesquisas, além das comprovações e eficácia destas vacinas tanto para o vírus em seu formato original como suas prováveis e possíveis mutações, declarada com pouquíssimas, ou quase nula de reações adversas.

Se desde o início desta pandemia o que mais desejamos foi a tal vacina, neste ano que logo se inicia, teremos nossos pedidos conquistados! 

Ainda sim, precisamos ser coerentes com as nossas ações e manter os cuidados com os protocolos já conhecidos por todos nós, pois a imunização acontecerá através de um cronograma, que levará um tempo considerado, para então conseguir imunizar toda a nossa comunidade e também o mundo inteiro. E, ainda mais por que, os números, aqui no Brasil, como no mundo, estão assustadoramente em crescimento.

Contudo, ano novo chegando... A esperança de novas energias e desejos, aqueles que firmamos na virada de 2019 para 2020, precisam apenas ser reavaliados para então ser desejados em dobro!! 

Então, o meu mais sincero desejo é que tenhamos lindas e boas festas de fim de ano, um Natal cheio de amor e um Excelente 2021 imunizado para todos nós!!

Até mês que vem! Sem perder o autocuidado com amor e mais ainda, com os nossos próximos!

Grande Abraço.

Lizandra Cruz Monteiro

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lizandra Monteiro
Sobre Lizandra Monteiro
É formada em Turismo com foco em hotelaria, especialista em Gestão de Negócios. Atualmente é consultora especializada em empresas de hospitalidade e reside em Imbassai. Escreve uma vez por mês.
Dias d'Ávila - BA
Atualizado às 09h05 - Fonte: Climatempo
27°
Pancada de chuva

Mín. 22° Máx. 30°

28° Sensação
13.7 km/h Vento
63.9% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (14/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 29°

Sol e Chuva
Sábado (15/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva