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Coluna Social Leonardo Rodrigues

Exercício físico durante a quarentena

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20/07/2020 10h00 Atualizada há 3 semanas
Por: Maryane Meira Fonte: Leonardo Rodrigues
Ilustrativa
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Depois de um hiato, aqui estou eu novamente! Antes de abordar qualquer outro assunto, acho que é muito importante falarmos um pouco sobre esse período que estamos vivendo.

 Primeiro: use máscara e saia de casa apenas para o que é necessário.

 Segundo: como é que fica o exercício físico durante a pandemia?

Vamos lá! Nós já conversamos em outros textos sobre os benefícios e os cuidados que devemos ter ao praticarmos exercícios. Mas eu vou relembrá-los mesmo assim.

O treinamento físico pode proporcionar o ganho de massa magra, de força, de flexibilidade, de coordenação motora, de equilíbrio, além de ser benéfico para o sistema cardiovascular, endócrino e respiratório (muito importante para atravessarmos esse momento), e ainda auxilia na prevenção e tratamento de diversas doenças, como diabetes, hipertensão, obesidade, osteoporose, dentre outras.

Mas, ainda fazendo o nosso resumo, é importante estar atento aos exageros, nada em excesso faz bem e isso serve para o exercício físico também! Atividade em excesso pode levar ao overtraining e a lesões.

Muito bem, agora que relembramos os benefícios e precauções relacionados ao treinamento, podemos abordá-lo com relação ao corona vírus, especificamente.

Não há, ainda, nenhum protocolo de prevenção ou tratamento da COVID-19 devidamente testado, nem na medicina, nem na educação física. Portanto, se escutar a respeito de qualquer remédio, exercício, receita ou afins que prometam curar ou proteger contra a doença, desconfie.

Entretanto, o que se sabe é: o treinamento físico em intensidade moderada a vigorosa, por, ao menos, trinta minutos, de três a cinco vezes na semana continua sendo o recomendado. Então, uma excelente possibilidade é a de treinar em casa. Assim, você reduz as chances de contrair o vírus e continua cuidando da sua saúde!

Existem várias estratégias para nos mantermos ativos dentro do lar, como exercícios com o peso corporal, utilizar materiais adaptados (saco de arroz, cabo de vassoura), correr no mesmo lugar, dentre outros. Lembrando que qualquer tipo de treinamento pode ser mais proveitoso com a orientação e supervisão de um profissional de educação física.

Caso você precise ir à academia, parques, ou até mesmo receba um professor na sua casa, existem alguns detalhes importantes:

Aparentemente o corona vírus não é transmitido pelo suor, mas não custa nada carregar consigo uma toalhinha para se enxugar frequentemente;

 

O uso correto da máscara (tapando o nariz e a boca) é muito importante, porém alguns estudos apontam a relação entre o uso da máscara e uma diminuição do rendimento nos treinos. Neste caso, é válido reduzir um pouco as cargas e a intensidade do treino ao utilizá-la;

Para a sua segurança e dos demais, é necessário realizar a limpeza dos equipamentos utilizados no treino com álcool 70 ou álcool em gel antes e depois do uso.

E por último, mas não menos importante, manter o distanciamento. Apesar de, aparentemente, o suor não ser um meio de transmissão, a respiração ofegante é!

Assim sendo, devemos permanecer ativos! E mais alertas do que nunca aos cuidados com a nossa higiene pessoal! Se possível, fique em casa e utilize a máscara ao sair! Até o próximo mês, abraço virtual (e respeitando o distanciamento)!

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Leonardo Rodrigues
Sobre Leonardo Rodrigues
Carioca da gema e baiano de coração, é estudante de Educação Física, reside em Praia do Forte. Escreve uma vez por mês.
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Atualizado às 15h40 - Fonte: Climatempo
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